domingo, 15 de maio de 2011

ITÁLIA: Coalizão do governo em risco


Um novo mês e um novo herdeiro aparente. No dia 4 de maio, o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi declarou a um repórter de TV que, caso ele deixasse o cargo, Giulio Tremonti, seu ministro financeiro, seria um “possível candidato” ao posto: o melhor, na verdade, entre os nomes possíveis. Há menos de um mês, Berlusconi, que nunca se preocupou muito com a coerência, escolhera Angelino Alfano, seu ministro da justiça, como sucessor. O último anúncio parece ser uma tentativa. O recente anúncio parece ser um tentativa de frear as especulações sobre os crescentes atritos entre ele e o parcimonioso Tremonti.

As suspeitas aumentaram quando “Il Giornale”, um diário que pertence ao irmão de Berlusconi, publicou um entrevista com o ministro da cultura Giancarlo Galan, na qual ele se referiu a Tremonti como um socialista enrustido que poderia levar a direita a uma derrota nas próximas eleições. Brigas internas entre ministros não são novidade na Itália, mas os ataques a Tremonti preocupam os mercados. Graças ao seu rigor fiscal, a Itália se manteve distante do caminho seguido pela periferia da zona do euro, pesar de sua enorme dívida pública (que deve em breve atingir 120% do PIB).

O lúgubre Tremonti e seu escandaloso primeiro-ministro nunca foram uma dupla natural. Mas os terrenos de disputa se multiplicaram. Tremonti hesitou em defender o primeiro-ministro das acusações levantadas pelos promotores de Milão (nessa semana, Berlusconi voltou aos tribunais em uma audiência prévia referente a uma acusação de fraude em uma negociação envolvendo o comércio de direitos cinematográficos). O primeiro-ministro também está cada vez mais exausto pelas restrições fiscais a que foi submetido pela austeridade de Tremonti. Sua frustração é particularmente grave no período eleitoral: no dias 15 e 16 de maio, seu Partido da Liberdade (PdL) enfrenta eleições locais que decidirão, entre outras coisas, quem comandará Milão e Nápoles, a segunda e a terceira maiores da Itália. Se a direita for bem sucedida, os atritos entre ele e Tremonti se dissiparão como pólen no ar da primavera.

No entanto, sua relação é marcada também pela pressão de uma minoria dentro do PdL que quer mudanças na política, buscando reverter a moribunda economia italiana. Galan declarou em sua entrevista que gostaria de um retorno ao espírito de 1994, quando ele e outros “entraram na política em nome das ideias liberais”, mas lembrou que qualquer reorientação econômica seria impossível enquanto Tremonti mantivesse sua imposição de cortes iguais e amplos.

Há também o problema da proximidade do ministro financeiro com o parceiro do PdL na coalizão, a Liga Norte. Por anos ele agiu como uma ligação útil. Mas a relação entre os dois partidos se tornou cada vez mais espinhosa, e sua posição, cada vez mais complicada. Simpatizantes da Liga, de origem popular, estão cada vez mais perturbados com as revelações sobre a vida privada de Berlusconi sendo exibidas no julgamento do “Rubygate” que começou nesta sexta-feira, 6. O líder da Liga, Umberto Bossi, tem sido extremamente leal, ciente de que somente a sobrevivência do governo poderá proteger seu programa de descentralização fiscal, o objetivo principal da Liga.

No dia 25 de abril, em uma manobra caracteristicamente espontânea, o primeiro-ministro anunciou que, após uma conversa telefônica com Barack Obama, ele mudou sua política, e decidiu se juntar à ofensiva aérea na Líbia, uma anátema à Liga, que teme que os bombardeios aumentem a imigração para a Itália e forcem o governo a aumentar os impostos. Para piorar a situação, Bossi não foi nem ao menos consultado antes da mudança. No dia 4 de maio, o PdL se juntou à Liga em uma medida aprovada na Câmara dos Deputados para limitar o envolvimento italiano. Mas o processo deixou no ar uma desconfiança a respeito da parceria partidária que pode ser mais difícil de ser dissipada que o pólen da primavera. (The Economist)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles