domingo, 15 de maio de 2011

Soldados israelenses matam seis durante manifestação palestina


Seis pessoas morreram e 71 ficaram feridas por disparos neste domingo na fronteira entre Líbano e Israel, quando refugiados palestinos recordavam a Nakba, informou uma fonte médica, que trabalha no hospital de Bint Jbeil, perto de Marun Ar Ras.

A cidade de fronteira é o local onde foi convocada uma manifestação da Nakba (catástrofe), o aniversário da criação do Estado de Israel em maio de 1948, que provocou o êxodo de milhares de palestinos.

"As pessoas mortas foram atingidas no rosto, no abdome e no coração", afirmou a fonte.

A tensão aumentou quando dezenas de jovens ultrapassaram o cordão de isolamento do Exército para se aproximar dos alambrados e começaram a jogar pedras contra os soldados israelenses.

Os soldados reagiram e abriram fogo contra os manifestantes.

As autoridades de Israel enviaram centenas de policiais à divisa entre a Síria e as Colinas de Golã --território sírio ocupado por Israel desde 1967-- onde aconteceram os confrontos entre militares israelenses e manifestantes palestinos.

O Distrito Norte da Polícia enviou reforços ao planalto para apoiar as forças de segurança no controle dos distúrbios, informou o serviço de notícias israelense "Ynet".

ONU

Forças de paz das Nações Unidas no sul do Líbano pediram que as partes envolvidas no tiroteio na fronteira imponham restrição máxima para evitar novas mortes.

Uma porta-voz das forças de paz da ONU no local estava em contato com o exército do Líbano e com os militares de Israel.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles