sábado, 14 de maio de 2011

Paraná vai prorrogar vacinação contra gripe até 20 de maio

O Paraná vai prorrogar o período de vacinação contra a gripe nas unidades básicas de saúde. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (13), foi estendido até o dia 20 de maio. A medida tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue a orientação do Ministério da Saúde, que estabeleceu como meta imunizar pelo menos 80% da população dos grupos prioritários, que são gestantes (em qualquer fase da gravidez), crianças (de 6 a 23 meses), idosos (com 60 ou mais), trabalhadores da área de saúde e indígenas.


No Paraná, devem ser imunizadas 1.330.645 pessoas. Até as 16h45 desta sexta-feira (13), o estado já havia vacinado 70% desse total. De acordo com a secretaria, 100 mil pessoas ainda não foram imunizadas. As gestantes registravam a menor adesão à campanha no estado. Menos da metade das grávidas recebeu a dose no Paraná. Cerca de 44% das pessoas desse grupo tinham sido imunizadas, o que corresponde a 62 mil mulheres. Aproximadamente 159 mil crianças (70%) e 127 mil idosos (68%) foram vacinados no Paraná. Entre os indígenas o índice chegava a 79% do público alvo (10.447 pessoas). Além desses, 78 mil profissionais de saúde (56%) receberam a vacina contra gripe no estado. As pessoas que não fazem parte dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde e desejem se imunizar contra a gripe devem procurar as vacians em clínicas particulares.

Segundo a Sesa, os municípios terão autonomia para decidir como vão conduzir suas campanhas de vacinação. A orientação da secretaria é de que haja um reforço na imunização neste sábado (14). São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, já havia se antecipado à decisão da Sesa e estendido a imunização por mais um dia. As vacinas serão aplicadas também no sábado (14) nas unidades de saúde.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também anunciaram nesta sexta-feira que a campanha terá mais uma semana. Nesses três estado, a imunização será encerrada em 20 de maio.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles