segunda-feira, 4 de abril de 2011

LITORAL DO PARANÁ: Sete áreas têm risco de novos desabamentos


Sete áreas em Antonina e em Morretes, no litoral do estado, têm risco de novos desabamentos, de acordo com análises feitas na última semana pelo Serviço Geológico do Paraná (Mineropar). O balanço, no entanto, é preliminar e estudos completos devem ser concluídos em cerca de quatro meses. Segundo o diretor-técnico da Mineropar, Rogério da Silva Felipe, Antonina é o local de alerta mais grave, já que os deslizamentos podem ocorrer no perímetro urbano. No total, 246 pessoas continuam em abrigos em Antonina e 45 em Mor­­­retes, de acordo com as defesas civis municipais.

Em Antonina, os bairros Qui­lômetro 4, Graciosa de Cima, parte do bairro Caixa D’Água e a região conhecida por Maria Furuncho podem ter novos deslizamentos dependendo do volume de chuvas nos próximos dias. Em Morretes, o risco está nas comunidades rurais Pindaúva, Morro Alto e em um bairro na entrada da cidade, o Barro Bran­­co. Todos foram desocupados pela defesa civil.

O diretor-técnico salienta que, por enquanto, a Mineropar manterá a equipe de cinco geólogos na região para realizar um monitoramento diário. “En­­­­quanto o tempo não melhorar, não será possível [a Mine­­­ropar] se afastar da região”, afirma. Felipe explica que o fato de as chuvas persistirem no litoral deixam o solo bastante úmido, o que favorece uma reativação, ou seja, novos desmoronamentos.

Ocupação

O bairro Laranjeira, onde aconteceu o desmoronamento mais grave em Antonina, nunca mais poderá ser ocupado, segundo os primeiros estudos da Mineropar. Outras localidades do município, como o Quilômetro 4, sugere a Mineropar, também deveriam ser desocupadas permanentemente.

Segundo Felipe, somente um trabalho intenso para contenção de encostas, com construção de muro de arrimo (solução comum para segurar barrancos), possibilitaria a permanência dos moradores. “Isso tem um custo muito alto. Compensa construir moradias em um local seguro”, defende.

A Mineropar também pretende detectar regiões que não sofreram deslizamentos, mas que estão em áreas consideradas arriscadas. “Isso indicará ao poder público lugares que jamais podem ser habitados”, diz o diretor-técnico.

Audiência pública

Hoje, o Ministério Público do Paraná promove uma audiência pública em Morretes para tratar de questões como ocupação em áreas rurais e soluções para problemas emergenciais na região, como os prejuízos causados pelas chuvas. A audiência debaterá também demandas fundiárias no campo e analisará as demandas dos moradores da zona rural. A audiência começa às 15 horas, no Teatro Municipal de Morretes. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles