segunda-feira, 4 de abril de 2011

Em três dias, Curitiba registra 45% da média histórica de chuvas para abril


As tempestades que caíram na região de Curitiba na sexta, no sábado e domingo foram equivalentes a quase 45% (44,8%) da média histórica do mês de abril para a capital. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a "média varia entre 75 e 100 milímetros no mês de abril e apenas entre sexta-feira (1º.) e domingo (3) choveu 44,8 milímetros.

O temporal se concentrou na sexta-feira, quando a precipitação foi de 30,8 milímetros. Desse índice, 24 caíram em 15 minutos. A chuva de sábado foi de 13,8 milímetros e a de domingo foi de 0,2.

A previsão do órgão é de que a primeira quinzena do mês será mais chuvosa. A quantidade de chuva deverá diminuir consideravelmente na segunda quinzena.


O tempo seguirá instável até terça-feira (5) e há previsão de chuva para a região de Curitiba. A partir de quarta-feira (6)deverá se estabilizar.

O temporal

O temporal da tarde de sábado (2) causou estragos em 18 bairros de Curitiba e quatro municípios da região metropolitana (RMC), segundo informações repassadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros no domingo (3) . Por causa dos prejuízos, moradores de fundos de vale no Boa Vista, um dos bairros mais atingidos pela chuva, que moram em locais historicamente impróprios para moradia geralmente fruto de antigas ocupações irregulares, fizeram protestos no domingo. Eles queimaram pneus e móveis contra a falta de ação do poder público no bairro. Temos de ter claro que responsabilidade não somente da atual gestão, pois não é de hoje que estas tragédias se repetem. Nos fundos de vale da região, o que não difere do que ocorreu em outras, existem ocupações irregulares de terrenos públicos ou não com mais de 30 anos.

A forte chuva causou a morte de um idoso. Ele foi puxado pela correnteza ao atravessar a Rua Mateus Leme no sábado e morreu afogado.

Ainda havia rescaldos do temporal de sexta-feira (1º) na tarde de domingo. O fornecimento de energia elétrica para 254 domicílios só foi totalmente normalizado por volta das 18 horas.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles