segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIAP: Perfil socioeconômico da nova Câmara

O DIAP, após pesquisa qualitativa, mapeou o perfil socioeconômico dos deputados eleitos em 2010. São 225 novos e 288 eleitos. Pelo mapeamento, conclui-se que a nova Câmara dos Deputados será composta, em sua maioria, por parlamentares com formação superior, idade média de 47 anos, com experiência política anterior, fonte de renda não-assalariada, porque são empresários e profissionais liberais. Esses parlamentares pertencem a partidos de médio porte, de forças ideológicas situadas ao centro e à esquerda do espectro político, majoritariamente governistas.

Em termos de escolaridade, a futura Câmara será das mais instruídas. Pelo menos 444 deputados ingressaram num curso superior e 400 deles concluíram a graduação. 47 9,1%) cursaram o ensino médio e 22 (4,2%),o fundamental. A julgar pelo grau de instrução, a Câmara estará entre as de maior escolaridade no mundo.

A elevada média de idade dos deputados (47 anos), mais que o dobro da idade mínima exigida para concorrer ao cargo (21 anos), talvez se explique pelo fato de que
a maioria esmagadora dos deputados eleitos já tenha experiência política anterior, seja no Executivo ou no Legislativo em alguns dos três níveis de governo (União,
Estados e Municípios).

Os poucos efetivamente novos, sem que nunca tenham exercido funções públicas, estão restritos a quatro categorias deputados: a) os comunicadores (apresentadores de TV,radialistas, artistas e cantores), b) os bispos e pastores evangélicos, c) os ricos ou detentores de forte poder econômico, e d) os parentes de políticos
famosos ou tradicionais.

Na classificação por atividade econômica e profissional, constata-se a presença de cinco grupos: 1) empresários, 2) profissionais liberais, 3) assalariados, 4) natureza diversa, incluindo voluntários, estudantes etc, e 5) agricultores.

O primeiro e maior grupo é formado por empresários, 252 ao todo, sendo 228 urbanos e 24 rurais. Estão assim classificados os proprietários dos meios de produção, industriais,comerciantes, agropecuaristas, acionistas de empresas, milionários e quem se auto-define como empresário. Muitos destes possuem formação superior e também se apresentam como advogados, médicos e até servidores públicos.

O segundo grupo é constituído de profissionais liberais, com 139, distribuídos principalmente nas carreiras de advogado (47), engenheiro (20), médico (20), sendo dois destes veterinários, economista (13), administrador (11) e jornalista (9).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles