segunda-feira, 11 de abril de 2011

Governo libera 10 mil telhas para casas atingidas por chuva de granizo


O governo do Estado entregou nesta segunda-feira (11) 10 mil telhas de fribrocimento para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social que tiveram suas casas atingidas pela forte chuva de granizo ocorrida no sábado último em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Também foram enviados pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social 100 cobertores, 70 colchões, 1.200 quilos de alimentos e 3.500 peças de roupas.

“Foram poucos minutos de chuva, mas que destruiu tudo”, conta a auxiliar de limpeza Rosilene Nunes, que passou momentos de medo ao lado dos seis filhos. As telhas da casa dela, no Jardim das Nações I, uma das áreas mais prejudicadas pela chuva, foram destruídas pelas pedras de granizo.

A diretora social do Provopar, Carlise Kwiatkowski, fez a entrega das telhas em nome da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – que, ao lado da Secretaria de Municipal de Ação Social, está fazendo o cadastramento das famílias atingidas.

“Foram feitas cerca de 1,5 mil notificações. No entanto, serão atendidas as famílias em situação de vulnerabilidade social”, informou o secretário municipal de Ação Social de Fazenda Rio Grande, José Roberto Zanchin.

É o caso de Rosilene Nunes, cujo marido trabalha como servente de pedreiro. “O que a gente ganha só dá para comer. Não fosse pela ajuda do governo não teria como repor o telhado de minha casa. Ia ficar com a lona até conseguir o dinheiro”, diz Rosilene.

Outro que teve a casa bastante danificada pela chuva foi o desempregado Paulo Roberto Venkue. Carlise e o secretário José Roberto estiveram no local, no Jardim Santarém, e constataram que, além das telhas, a chuva danificou o madeiramento da casa, que ameaça desabar. “Ele será removido. Vai receber o aluguel social até que fiquem prontas as 501 unidades que estão sendo construídas em nosso município para a colocação das famílias que vivem em áreas de risco”, disse o secretário.

A entrega das telhas contou ainda com a presença do major Manoel Vasco, representante da Defesa Civil.

BALANÇO – O município de Fazenda Rio Grande foi o mais prejudicado pelo granizo, que também provocou danos em Campo Largo e São José dos Pinhais.

Nos três municípios, segundo balanço da Defesa Civil, ao menos 9.349 mil pessoas foram atingidas e 3.884 casas tiveram algum dano. Em Fazenda Rio Grande foram afetadas 8 mil pessoas e 3.500 residências foram danificadas com perfurações nos telhados ou destelhamento.

Em Campo Largo, 189 casas sofreram algum dano, afetando 949 pessoas. Em São José dos Pinhais, foram afetadas 200 residências e 400 pessoas.

De acordo com a coordenadoria municipal da Defesa Civil de Curitiba, também na capital várias residências foram danificadas. O granizo também provocou pontos de erosão em vias públicas.

GRANIZO – De acordo com Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, a tempestade de granizo durou 10 minutos e ocorreu devido à formação das áreas de instabilidade sobre a região metropolitana de Curitiba. “A incidência de nuvens verticais de 15 quilômetros de altura favoreceu a queda do gelo, que fica instalado no alto da nuvem, junto com a chuva”, explicou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles