segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conferência Episcopal pede desculpas a vítimas de abuso sexual e anuncia medidas


A 101ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do Chile, ocorrida entre os dias quatro e oito de abril, aprovou medidas para combater o abuso sexual de menores por membros da Igreja. Os 31 bispos participantes da Assembleia lançaram uma mensagem em que pedem desculpas às vítimas, citam o caso do sacerdote Fernando Karadima e anunciam um plano de combate.

"Manifestamos nossa proximidade e solidariedade com as vítimas destes abusos e com suas famílias, e fazemos nossos os seus sofrimentos. Oferecemos-lhes humildemente nosso pedido de perdão, o apoio que podermos dar-lhes, além de nossa oração", declaram.

Os sacerdotes reconheceram que nem sempre houve "prontidão e eficácia" ante as denúncias de abuso sexual. Eles lembraram o caso do sacerdote Fernando Karadima, de 80 anos, que foi pároco de El Bosque até o ano de 2006.
Em 2010, houve denúncias de abuso sexual contra ele, datadas nos anos 80, quando as vítimas tinham 17 anos. Karadima não pode ser processado judicialmente, pois os crimes prescreveram. Contudo, o Vaticano o condenou no dia 16 de janeiro deste ano, enviando-o ao Convento das Servas de Jesus da Caridade, para "uma vida de oração e penitência".
"Nos dói e preocupa que outros sacerdotes sejam suspeitos de abusos a menores, um pecado abominável para a consciência cristã. De um modo especial nos estremece o impacto que, com toda razão, estas situações produzem em nossas comunidades e na opinião pública", afirma a mensagem da Conferência.

Para combater os casos de abuso, os bispos reformularam um Protocolo, elaborado em 2003, que estabelece os procedimentos que o bispo diocesano e o promotor de justiça devem adotar frente às denúncias. O documento será publicado pela Conferência Episcopal por meio de condutos informativos, até o domingo de Páscoa, dia 24 de abril.

Com as novas regras, as investigações devem se tornar mais ágeis. Além disso, as matérias a investigar serão classificadas com relação à gravidade, seriedade e urgência de investigação dos fatos.

A Conferência criará ainda um órgão para promover políticas de prevenção ao abuso sexual e assistir as vítimas psicológica e espiritualmente. Os bispos pretendem capacitar os agentes pastorais para identificar sinais de abusos em um menor de idade ou jovem. As crianças também serão ensinadas a reconhecer situações de abuso. (Prensa Ecuménica)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles