segunda-feira, 11 de abril de 2011

América do Sul lidera aumento de gastos militares


Em todo o mundo, o gasto militar alcançou 1,6 trilhões de dólares, em 2010. Um crescimento de 1,3% em termos reais, tendo o maior aumento ocorrido na América do Sul, de acordo com estudo divulgado, nesta segunda-feira (11), pelo Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo (Sipri, sigla em inglês). A América do Sul registrou um aumento de 5,8%, alcançando um total de $63,3 bilhões de dólares.

Segundo o relatório, o crescimento na América do Sul é explicado, parcialmente, pelo forte crescimento econômico que a região tem vivido nos últimos anos. Por outro lado, outras regiões do mundo têm sofrido com mais força os efeitos da recessão econômica mundial, o que causou uma queda no gasto militar, ou pelo menos um crescimento mais lento durante 2010.

O Brasil é responsável pela maior parte desse aumento, o que indica, para o Sipri, uma tentativa de "projetar poder e influência". De 2009 para 2010, a alta foi de 9,3%. "(O Brasil) está proativamente buscando projetar seu poder e influência além da América do Sul por meio da modernização de seu setor militar", diz o relatório.

O relatório aponta ainda que "o contínuo aumento na América do Sul é surpreendente, tendo em vista a falta de ameaças militares reais na maioria dos estados e a existência de necessidades sociais mais urgentes", afirma Carina Solmirano, especialista em América Latina do projeto de Gasto Militar do Sipri, no resumo do relatório.

Além do Brasil, outro destaque na região é a Colômbia. O aumento é contínuo no país pelo menos desde 2001 – 72% no total. Os atuais US$ 10,7 bilhões gastos por ano são resultado de crescimento de 7,2% em 2010. A Venezuela, por sua vez, apresentou redução de 27,3%.

O gasto militar se refere a todo gasto de governo nas forças militares atuais e suas atividades, incluindo salários e benefícios, gastos de funcionamento, compra de armas e equipamentos, construção militar, investigação e desenvolvimento, administração central de comando e apoio. O gasto com armas, portanto, representa uma parte do total.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles