terça-feira, 22 de março de 2011

Republicanos e democratas cobram explicações de Obama por decisão de ataque à Líbia


O presidente Barack Obama está enfrentando uma chuva de críticas e cobranças sobre a clareza da missão americana na Líbia. Parlamentares republicanos e democratas querem que o presidente explique qual o objetivo da intervenção militar: depor o ditador Muamar Kadafi ou proteger civis e permitir a entrada de ajuda humanitária, como diz o texto da resolução na ONU? O papel dos EUA passará a ser secundário em breve, conforme dizem as autoridades, ou o país será tragado para uma longa campanha militar, com prazos e resultados imprevisíveis?

As cobranças aumentaram no fim de semana, quando Obama estava no Brasil, com líderes do Congresso se queixando de que ele não consultara o Legislativo nem explicara à nação sua intenção ao entrar numa terceira guerra contra um país muçulmano, depois de Iraque e Afeganistão. Os assessores da Casa Branca fizeram um esforço para reforçar a imagem de Obama participando de todas as decisões à distância, mas isso não o poupou de críticas por estar ausente num momento crucial.

O presidente da Câmara, o republicano John Boehner, declarou que "o governo tem a responsabilidade de definir para o povo americano, o Congresso e nossas tropas qual é a missão na Líbia, explicar qual é o papel dos EUA nessa missão e esclarecer como ela será alcançada". O almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, disse que os objetivos são limitados, e que é possível que, no final, Kadafi continue no poder. No entanto, horas depois, mísseis americanos atingiram o complexo presidencial de Kadafi em Trípoli, levantando dúvidas.(O Globo)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles