terça-feira, 22 de março de 2011

Jato americano cai na Líbia, diz comando militar americano


Um jato F-15 da Força Aérea americana caiu na madrugada desta terça-feira, 22, próximo à cidade de Benghazi, no leste da Líbia, segundo informou o porta-voz do comando militar americano na África, Vince Crawley.

Segundo Crawley, os dois pilotos que se encontravam na aeronave conseguiram ejetar-se antes do acidente. Ambos tiveram apenas ferimentos leves e já estão em segurança. O acidente teria ocorrido por falhas mecânicas, e não devido a fogo inimigo, ressaltou Crawley.

Nas últimas 24 horas, as forças da coalizão dispararam 24 mísseis Tomahawk contra baterias de defesa antiaérea líbia. O ataque foi executado de submarinos britânicos e americanos. Até agora, 160 mísseis já foram disparados em território líbio.

Em visita à Rússia, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que a coalizão ocidental que tem atacado as forças do ditador líbio, Muamar Kadafi, está tentando evitar baixas civis e atacando baterias de defesa antiaérea em áreas pouco povoadas. Gates está na Rússia, onde discute a crise no país norte-africano.

"A coalizão está atacando alvos isolados de aéreas populosas", disse Gates ao lado do ministro da Defesa russo Anatoly Serdyukov. "Devemos recuar nos próximos dias".

A Rússia é um dos países que vê com ressalvas a ação militar do Ocidente na Líbia, ao lado de Brasil, China, Índia e Alemanha. O grupo se absteve da votação do Conselho de Segurança das Nações unidas que aprovou a resolução 1973, que deu sinal verde para a ação militar. (REUTERS E AP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles