terça-feira, 22 de março de 2011

"Novo acordo" educacional Brasil/EUA tem o cheiro do velho e mofado MEC/USAID!!!!!


O acordo na área da educação realizado pelo governo DILMA, que já começa a mostrar claramente para o que veio, com os EUA, E que vai além das nossas expectativas sobre o grau dE conservadorismo que teria este governo, em princípio em nada se diferencia do antigo acordo MEC/USAID.

O MEC/USAID foi marcado pelo tecnicismo ideologicamente entreguista mascarado pelo falso tom de modernidade. Ele tinha por objetivo fornecer as diretrizes políticas e técnicas para uma reorientação do sistema educacional brasileiro ao bel prazer de suprir as necessidades do desenvolvimento capitalista internacional, mas não a favor das nossas necessidades e prioridades estratégicas de desenvolvimento humano científico cultural.

A tal da ajuda externa era apenas mais uma armadilha para nos tirar do caminho de desenvolvimento soberano. A ditadura entregou a Educação dos nossos jovens ao atendimento dos interesses norte americanos e europeus.

A Educação no Brasil ficou a serviço de um projeto de desenvolvimento nacional dependente e a serviço dos interesses políticos econômicos externos, contrários aos nossos interesses nacionais.

A tremenda cara de pau do neo-colonialista Obama ao afirmar que “Se o Brasil é o país do futuro, o futuro chegou” foi de uma arrogância e prepotência sem igual. E se não nos cuidarmos o futuro só refletirá o passado, e este não foi bom para a nossa soberana nacionalidade em construção.

No acordo MEC/USAID os técnicos norte-americanos que aqui desembarcaram estavam muito mais do que preocupados com a educação brasileira, estavam ocupados em garantir a adequação de tal sistema de ensino aos interesses das grandes corporações empresariais norte-americanas. O MEC-USAID teve influência decisiva nas formulações e orientações que conduziram ao entreguista processo de reforma da educação brasileira durante a Ditadura Militar. Neste processo destacou-se negativamente a Comissão Meira Mattos, criada em 1967, e o Grupo de Trabalho da Reforma Universitária (GTRU), de 1968, ambos decisivos na reforma universitária (Lei nº 5.540/1968) e na reforma do ensino de 1º e 2º graus (Lei nº 5.692/1971).

O novo Suplicy de Lacerda é o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, que estave presente na cerimônia. Segundo ele o Brasil conseguirá dobrar o número de doutorandos brasileiros, para 2,6 mil, que contam com a conhecida "bolsa sanduíche" para estudar nos Estados Unidos. Por esse benefício, o estudante brasileiro faz um ano de seu doutorado em território americano.

O que o Jorge, mero capataz do governo Dilma a serviço dos gringos, quer é que a nossa estrutura educacional superior continue sendo apenas uma mera repassadora da tecnologia estrangeira. Também por este acordo espúrio teremos de dar acesso ao grande capital norte americano a toda a nossa tecnologia, principalmente a que envolve a exploração do Pré-sal, pois os nossos conhecimentos em exploração de petróleo em águas profundas são muito superiores aos deles. Outro processo científico que eles querem ter informações é o do ciclo de produção dos biocombustíveis, no qual também estamos cientificamente bem avançados.

Já não chega o fato do governo Lula ter entregue dezenas de patentes, que form desenvolvidas por nossos cientistas da Embrapa durante décadas, para a Monsanto poder desenvolver os transgênicos para aqui terem suas sementes adaptadas comercializadas?

Está atitude além de lesa Pátria foi a abertura a prática de um crime sócio ambiental, pois está provado que os transgênicos geneticamente contaminam as culturas tradicionais, como está provado que o glifosato, unica fórmula de herbicida que este tipo de cultura aceita, é altamente cancerígeno.

Quando o Jorge "Supicy de Lacerda diz que o acordo prevê "intercâmbio de cientistas de primeiro padrão e numa via de mão dupla" eu não sei se dou gargalhadas ou se choro. Já faz muito tempo que a maior parte dos cientistas formado as sduras penas com recursos do9 pobre povo brasileiro brasileiro vão aos Estados Unidos para não voltarem mais, pois lá são cooptados por bons salário e super estruturas para produzirem suas pesquisas. Quando eles vêm para cá podemos ter a certeza que que está havendo vazamento de informações estratégicas ou estão cometendo atos de biopirataria.

"Não sei por que começei a lembrar das músicas do Dom e Ravel?

Uma homenagem ao progressista governo Dilma:

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles