sexta-feira, 11 de março de 2011

'Não há informações sobre vítimas brasileiras', diz embaixador no Japão

Ao menos 254 mil brasileiros vivem no país atingido pelo tsunami.

Embaixada funciona em esquema de plantão.

O embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, informou na manhã desta sexta-feira (11), que não há informações sobre vítimas brasileiras após o país ter sido atingido por um terremeto e tsunami.

Segundo ele, pelo menos 254 mil brasileiros vivem no Japão e há registro de poucos vivendo na área afetada. A maioria dos brasileiros se concentram ao sul da ilha, onde o abalo foi mais leve.

De acordo com o embaixador, a comunidade brasileira se concentra em cinco províncias japonesas: Aichi, Shizuoka, Gifu, Guma e Mie, onde ficam as montadoras de veículos.

Entre os lugares mais próximos do epicentro do terremoto onde vivem brasileiros se destacam as províncias de Baraki (10,5 mil brasileiros ), Chiba (6 mil), Fukushima (383) e Miyagi (187).

"O abalo foi fortíssimo e há notícias de que tenha sido o maior em 100 anos. Mas apesar disso, o clima nas ruas é de serenidade. Não há pânico", disse o embaixador, que trabalhava em Brasília como assessor internacional do Ministério da Fazenda e está há dois meses na embaixada do Brasil no Japão. "Telefonia celular não funciona de um modo geral e a telefonia fixa funciona com irregularidades."

Em Tóquio, o que mais está afetando o funcionamento da cidade é a interrupção dos transportes públicos. “O maior transtorno e que afeta a vida de um contingente de pessoas é o fato dos trens e metrô não estarem funcionando”.

Site da embaixada do Brasil no Japão tem informações

As demandas na embaixada brasileiras ainda são poucas. “As pessoas ainda estão acordando no Brasil e não temos tido tanta demanda. O que as pessoas precisam saber é que poderão ter dificuldade de contatar seus parentes, já que a telefonia móvel não funciona”.

A orientação para os atingidos é seguir a recomendação das autoridades locais. “A comunidade recebe orientações das autoridades locais japonesas de como proceder nessas situações. Mas felizmente esse é um país com um nível de organização comunitária e social grande”.

Segundo Galvão, a embaixada está funcionando em esquema de plantão e quem quiser se comunicar pode entrar em contato pelo email: comunidade@brasemb.or.jp.

A embaixada disponibiliza o telefone 00 xx 81 3 3404 5211 para mais informações, mas o embaixador pede para preferencialmente o contato ser feito por e-mail porque as linhas estão congestionadas.

Mais informações podem ser obtidas no site da embaixada: http://www.brasemb.or.jp.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles