domingo, 16 de janeiro de 2011

Itamaraty informa acordo para liberar turistas no Chile


AE

O Ministério dos Relações Exteriores informou que já foi feito um acordo com os manifestantes chilenos que bloquearam os acessos à Terra do Fogo para que todos os turistas que estão no região possam passar pelas barricadas e voltar aos seus países. Segundo o Itamaraty, o Consulado brasileiro conseguiu um acordo para que os turistas passem pelos bloqueios. Cerca de 140 turistas brasileiros ficaram retidos na região, por causa de protestos organizados desde quarta-feira (13) pela população local contra o aumento no preço do gás.

Mais de mil turistas de diversas nacionalidades estão na Terra do Fogo. As autoridades chilenas afirmaram que há possibilidade de desabastecimento caso as barricadas não sejam desfeitas. Mais cedo, o brasileiro Guilherme Miqueluteti, que está na localidade de Puerto Natales, havia informado que a Cruz Vermelha Internacional tentava fazer um acordo para retirá-los da região. As informações são da Agência Brasil.



Folha online

O grupo de ao menos cem turistas brasileiros que, há seis dias, está isolado no extremo sul do Chile, por causa de protestos locais, se preparava para deixar a região na noite de sábado.

Um avião militar chileno foi disponibilizado para retirar os brasileiros e outros mil estrangeiros que visitavam os parques nevados próximos ao estreito de Magalhães, a mais de 3.000 km de Santiago.

Os turistas foram impedidos de voltar para casa em razão de piquetes realizados por moradores da região, que bloquearam aeroportos e todas as rodovias após o governo anunciar aumento na conta de gás.

Houve saques, greve geral e desabastecimento. Parte dos turistas recorreu a abrigo da Cruz Vermelha para comer e dormir durante a semana.

Apesar de os protestos continuarem, manifestantes permitiram ontem que o governo retirasse os estrangeiros.

A polícia deverá escoltar os comboios com os turistas que estão de carro, e a Força Aérea chilena levará os demais até os aeroportos próximos do Chile e da Argentina que estão funcionando normalmente.

O primeiro voo tinha decolagem prevista para as 18h20, no horário local, e levaria 115 pessoas de Puerto Natales até Punta Arenas, onde os turistas embarcariam até Santiago.

Outros voos estavam previstos para a noite de ontem e para hoje.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles