domingo, 16 de janeiro de 2011

IAPAR: Missão de Dalberto é ‘oxigenar’


Aurélio Cardoso/JL

O especialista em administração de pesquisa Florindo Dalberto, 66 anos, assumiu na manhã de sexta-feira a presidência do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) com o desafio de dar suporte aos 22 novos pólos de desenvolvimento tecnológico e pesquisa que o governo Beto Richa (PSDB) pretende implantar a partir deste ano. A ideia é descentralizar as ações já em andamento nas regiões norte, oeste e noroeste do Estado, além da Região Metropolitana de Curitiba.

Dalberto, que é um dos fundadores do Iapar e já presidiu o instituto entre 1997 e 2003, também terá como incumbência ampliar e renovar o quadro de pesquisadores e servidores. A posse do novo presidente contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, além de políticos e autoridades da agricultura regional e estadual.

“O Iapar entra numa nova etapa, com novos rumos, dentro do que exige o caderno de ações do governo Beto Richa. São novas perspectivas de ampliação da estrutura e da pesquisa, dando suporte aos novos pólos de desenvolvimento sem esquecer dos já existentes. E a base desse processo será a inovação com sustentabilidade”, salientou Dalberto. Além dele, também foram empossados outros três profissionais de carreira do Iapar: Armando Androcioli Filho, diretor de Pesquisas; Adelar Motter, diretor de Recursos Humanos e Negócios Tecnológicos e Altair Sebastião Dorigo, diretor de Administração e Finanças.

O Iapar deverá ter o quadro ampliado ainda este ano, com a contratação, via concurso público de, no mínimo, 50 servidores. “Assim como o Emater, a Ceasa e a saúde pública no Paraná estão com o quadro de funcionários ligeiramente envelhecido, o Iapar precisa oxigenar, precisa se refundar. O quadro é eficiente, mas é preciso repor e isto será feio ao longo dos próximos quatro anos, começando com a contratação de pelo menos 50 profissionais ainda este ano”, afirmou Norberto Ortigara durante a posse do novo presidente do instituto.

Florindo Dalberto adiantou que o Iapar terá uma nova diretoria de negócios tecnológicos, que terá como principal objetivo organizar e ampliar a interação do instituto, criando uma grande rede de pesquisa e inovação, com apoio ao processo tecnológico da agricultura paranaense como um todo.

Segundo Ortigara, o governo do Estado também irá instalar a Agência de Defesa Agropecuária, que servirá para combater as pragas e atuar no controle e erradicação de doenças como a febre aftosa, a gripe aviária e a praga das frutas. “Só com o problema da febre aftosa, o Paraná perdeu mais de US$ 1 bilhão desde 2005. Precisamos ter maior capacidade de ação e este ano serão contratados mais de 600 profissionais, para proteção, erradicação e controle de pragas e doenças.”

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles