domingo, 16 de janeiro de 2011

53 famílias recebem lotes em assentamento no Norte Pioneiro


Fábio Calsavara/JL

Depois de quatro anos de espera, 53 famílias de agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) receberão seus lotes no Assentamento Rosa Luxemburgo, na cidade de Congonhinhas, no Norte Pioneiro do Paraná. A entrega estava agendada para sábado (15), às 11h, e contaria com a presença do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Nilton Bezerra Guedes.

A área do assentamento pertencia a um proprietário de gado, e foi desapropriada em 2008. No final do ano passado, a área foi dividida em lotes, respeitando a proporção de 4 hectares para cada família. No total, 900 hectares de terra foram distribuídos entre as famílias, o equivalente a mil campos de futebol.

Solange dos Santos , filha de um dos agricultores que receberá um dos lotes do assentamento, comemora: “São quatro anos de luta, e finalmente teremos direito ao nosso pedaço de chão”. Para ela, o assentamento trará benefícios para todo o município. “Por ser uma cidade basicamente de economia rural, Congonhinhas depende do trabalhador rural. Com esse assentamento, as famílias vão poder trabalhar e ganhar o seu dinheiro, que será investido na cidade. Todo mundo sai ganhando”, disse.

Segundo estimativas do MST, cerca de 20 mil famílias já estão assentadas no estado, mas existem cerca de 5 mil famílias acampadas, ainda aguardando por novas vagas em assentamentos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles