terça-feira, 9 de novembro de 2010

UFPR divulga ensalamento do vestibular

A Universidade Federal do ParanĂ¡ (UFPR) divulgou nesta segunda-feira (8) o ensalamento para a prova da primeira fase do vestibular da instituiĂ§Ă£o. As provas serĂ£o aplicadas neste domingo (14). Os candidatos podem acessar o documento pelo site do NĂºcleo de Concursos da universidade.

Os candidatos devem imprimir o documento, que serĂ¡ exigido para o acesso aos locais de prova. AlĂ©m do comprovante de ensalamento, os candidatos devem levar documento de identidade, caneta esferogrĂ¡fica preta e escrita grossa, lĂ¡pis e borracha. Quem usar relĂ³gios, armas e aparelhos eletrĂ´nicos durante a realizaĂ§Ă£o da prova pode ser eliminado.

O resultado da primeira fase serĂ¡ divulgado atĂ© o dia 25 de novembro. Um novo comprovante de ensalamento poderĂ¡ ser acessado no dia 30.

Com 80 questões objetivas, as provas da primeira fase acontecem em 27 locais de Curitiba e em outros trĂªs de Palotina. Os portões abrem Ă s 12h45 e fecham Ă s 13h30. O perĂ­odo de resoluĂ§Ă£o das provas vai das 14 Ă s 19 horas.

Segunda fase

A princĂ­pio, a UFPR nĂ£o deve alterar o calendĂ¡rio para o vestibular deste ano. As provas da segunda fase estĂ£o marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro, data que pode coincidir com um dos possĂ­veis dias para a reaplicaĂ§Ă£o do Enem.

A assessoria de imprensa do MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC) informou ao Vestibular da Gazeta do Povo, no inĂ­cio da tarde desta segunda-feira (8), que a prova pode ser realizada no Ăºtimo final de semana de novembro (dia 27 ou dia 28) ou o primeiro final de semana de dezembro (dia 4 ou dia 5).

A UFPR deve usar o Enem para compor a nota final dos candidatos. Nesse caso, o exame tem peso de 10%. AlĂ©m disso, a universidade destinou 10% das vagas para os vestibulandos que optarem apenas pelo Sistema de SeleĂ§Ă£o Unificado (Sisu).

O vestibular 2010-2011 da UFPR (Universidade Federal do ParanĂ¡) tem 43.892 candidatos inscritos. A informaĂ§Ă£o foi divulgada pelo NĂºcleo de Concursos (NC) da instituiĂ§Ă£o.

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuĂ­das em 95 diferentes opções de cursos de graduaĂ§Ă£o – quatro a mais do que no ano anterior. O total de vagas Ă© 35,1% superior ao ofertado atĂ© 2007, quando a universidade oferecia 4.099 vagas.

Do total de 43.892 inscritos na atual ediĂ§Ă£o do vestibular, 9.417 concorrem nas chamadas cotas de inclusĂ£o social, que reservam 20% das vagas a estudantes que sempre estudaram em escolas pĂºblicas.

Outros 2.079 concorrem nas cotas de inclusĂ£o racial, que destinam 20% das vagas a estudantes negros.

As provas da primeira fase estĂ£o marcadas para o dia 14 de novembro. As da segunda fase acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro. Ambas as fases acontecem no perĂ­odo da tarde.

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles