terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem 2010: Concurso precisa ser aprimorado

PAOLA CARRIEL E VANESSA PRATEANO

Apesar de todos os problemas na aplicação do Enem, especialistas afirmam que o exame tem um papel importante na educação brasileira. Para o consultor da Unesco no Brasil, o professor da Universidade de Brasília (UNB) Célio da Cunha, os erros operacionais não alteram a concepção do Enem, bem avaliada pelos educadores e especialistas. “Além de representar avanços profundos no ensino médio, permite a mobilidade dos estudantes e a ocupação de vagas que antes ficam ociosas em algumas instituições.” Com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), o candidato pode utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades de todo o país.

Cunha explica que, como a prova ganhou mais importância ao se tornar a principal porta de entrada em algumas federais, os docentes e gestores tiveram de mudar o enfoque. Se antes a meta era decorar datas e fatos históricos, o novo formato da prova, com foco na capacidade de raciocínio, fez com que os estudantes fossem estimulados a pensar. “O campo cognitivo é de uma visão mais abrangente, que não se esgota nas questões. A evolução desses processos mentais de raciocínio é o principal requisito para uma educação do século 21.” Ele lembra ainda que o momento é de construção de uma política pública. Assim, o que a sociedade deve pleitear é a correção e melhora, e não a extinção do exame.

O ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Su pe rior (Andifes) e atual reitor da Universidade Federal do Tocantis, Alan Barbiero, diz que os problemas recentes mostram a dificuldade operacional de se aplicar o Enem de forma centralizada. “São 4 milhões de provas, quase a população inteira de muitos países”, explica. “A operacionalização desse pro cesso é muito complexa. O Inep poderia aproveitar a experiên cia que as universidades federais têm na aplicação dos vestibulares e descentralizar.” Segundo Barbiero, com essas modificações o Enem ganharia sustentabilidade e capilaridade, sem correr tantos riscos.

Para Bertha do Valle, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o exame avalia os 12 anos, a partir da implantação do primeiro ano, que o aluno passa em sala de aula. “Claro que a credibilidade é prejudicada, porque este é o segundo ano consecutivo com erros, mas o Enem é sem dúvida válido e constrói um importante retrato”, diz.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles