terça-feira, 9 de novembro de 2010

Número de acidentes nas PR-323 e PR-277 sobem e lideranças pedem duplicação

Conhecida como Corredor da Moda, por ligar cidades do polo de confecções do Noroeste, a PR-323 ganhou outro apelido. Agora também chamada de rodovia da morte, o trecho causa dezenas de vítimas em acidentes todos os anos, o que fez com lideranças de todas as cidades do percurso se unissem numa campanha pela duplicação do trecho.

Junto com a BR-272, entre Maringá e Guaíra, a estrada é uma das principais rotas de sacoleiros que buscam o Paraguai para fazer compras, num fluxo diário de cerca de 40 mil veículos em 210 quilômetros.

O novo apelido da rodovia não surgiu à toa. Entre 1º de Janeiro a 31 de outubro de 2009 foram registrados 523 acidentes com 42 mortes no trecho. No mesmo período deste ano já são 731 acidentes e 35 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Estadual. Apesar da redução no número de mortos, os representantes ainda consideram o número elevado.

Região Oeste também luta por duplicação
Em dez meses, o número de mortes no trecho de pista simples da BR-277, entre Santa Tereza do Oeste e Medianeira, no Oeste do estado, já supera em um terço o total de mortes registradas no ano passado. De janeiro a outubro deste ano foram 33 vítimas contra 24 em 2009. Os índices forçaram a sociedade a se mobilizar em busca de melhorias no trecho.

Em junho deste ano, o Comitê Pró-Duplicação lançou a segunda fase do projeto Atitude Foz. Com o slogan “Não complica! Duplica”, a campanha ganhou força e foi pauta da campanha eleitoral dos dois candidatos ao governo do estado, que se comprometeram em lutar pela duplicação. No fim de outubro, o governador eleito Beto Richa (PSDB) esteve em Foz do Iguaçu participando de um evento evangélico e disse que entre todas as rodovias do Paraná, a duplicação da BR-277 entre Santa Tereza e Medianeira é prioridade absoluta.
Por isso, lideranças de várias cidades do Noroeste se reuniram nesta segunda-feira (8), em Maringá, para lançar uma campanha regional pela duplicação do trecho. O objetivo principal da iniciativa é reduzir a quantidade de acidentes e contribuir para o desenvolvimento econômico ao viabilizar melhores condições de transporte para o escoamento da produção regional.

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