segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Moradores do Complexo do Alemão foram as principais fontes das informações que chegaram ao Disque Denúncia

O Globo

Os moradores do Complexo do Alemão foram as principais fontes das informações que chegaram ao Disque Denúncia, durante todo o domingo. Até o início da noite foram 746 ligações, sendo 518 relacionadas à invasão policial ao conjunto de favelas de Bonsucesso e Ramos, na Zona Norte. Segundo os coordenadores do serviço, é possível afirmar que praticamente todas as chamadas partiram de pessoas que estavam no Alemão, pois os relatos eram ricos em detalhes sobre as ruas do complexo e, quando os moradores percebiam que a polícia estava com dificuldades para achar o local indicado por eles, voltavam a ligar com novas informações.

Mas a colaboração da população, no domingo, não ficou restrita ao uso do telefone. Segundo relatos de policiais que estavam na favela, muitos moradores não se intimidaram e passaram informações pessoalmente. No entanto, em vez de falarem com os agentes, as pessoas faziam suaves gestos com as mãos, movimentos com os olhos e sinalizavam com a cabeça em direção à possíveis esconderijos de bandidos, armas e drogas. Muitas vezes, as dicas eram certeiras e ajudavam os policiais. Segundo os militares, em incursões anteriores, eles costumavam ter muita dificuldade de contato com a população da favela que, por medo, sequer olhava para as equipes.

Nos últimos dias, o Disque Denúncia já tinha percebido a boa vontade dos cariocas. Na sexta-feira, por exemplo, o serviço bateu recorde de atendimentos, com 1.151 ligações - a marca anterior foi registrada em 1 de abril de 2005, com 608 informações sobre a Chacina da Baixada, ocorrida um dia antes. Prevendo que o movimento continuaria grande, os coordenadores decidiram manter o funcionamento normal no fim de semana. No domingo, havia 12 atendentes de plantão, que recebiam uma média de 76 ligações por hora.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles