segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Comandante do Bope diz que policiais vão manter operações de busca de drogas, armas e bandidos no Complexo do Alemão

Flavia Lima/O Globo

O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, que está no Morro do Alemão, informou que 90 homens da corporação passaram a madrugada na favela. Ainda segundo o oficial, os militares ficaram distribuídos em seis comunidades do complexo. Outros 90 vão chegar ainda pela manhã para render os que estavam no turno da madrugada. De acordo com o comandante, nesta manhã os policiais continuarão a vasculhar a comunidade em busca de traficantes e de armas:

- É fundamental que nós façamos uma limpeza da comunidade. Queremos descobrir guarda de armas e possíveis marginais que ainda estejam na comunidade - disse ele, em entrevista à TV Globo.

O comandante reconheceu que é possível que alguns bandidos tenham fugido

- Eles tentaram de diversas formas. Alguns tentavam fugir vestidos de religiosos, de mata-mosquito. Alguns conseguiram, é possível. Eles podem ter ido também em direção ao Juramentinho fugindo pela tubulação.

Ainda segundo o comandante, a partir de agora é possível que os policiais, que estão de plantão desde quarta-feira, passem a ter uma folga.

Pela manhã, o movimento de pessoas circulando dentro da comunidade parece aos poucos a voltar ao normal. Os pontos de ônibus estão cheios. Os coletivos estão trafegando desde as 4h, quando um ônibus da linha 908 (Bonsucesso-Guadalupe) passou pela Estrada do Itararé. O veículo foi o primeiro coletivo que circulou pela via, durante a madrugada. No entanto, poucas Kombis e taxis trafegaram pela estrada no mesmo horário.

O comércio também já está funcionando normalmente na comunidade.

A primeira noite com ocupação das forças de segurança foi de aparente tranquilidade no Complexo do Alemão. Durante a madrugada, o patrulhamento no entorno da comunidade continuou, mas em número reduzido: militares das Forças Armadas, e policiais civis e militares ficaram de prontidão na Estrada do Itararé e na Rua Joaquim de Queiroz, principal acesso à favela.

Policiais do Bope ficaram posicionados em pontos estratégicos da comunidade. Veículos blindados das Forças Armadas circularam pela Estrada do Itararé. Moradores que entravam e saíam da comunidade também eram revistados.

Um suspeito de 37 anos foi preso por uma equipe da 10ª DP (Botafogo), na noite de domingo, na Favela da Grota, que fica no complexo. O homem foi preso com oito carteiras de identidades, papelotes de cocaína, uma faca e produtos eletrônicos, possivelmente roubados. Ele disse que os documentos eram de parentes.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles