sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Guaranis promovem terceiro encontro internacional

Brasil de Fato

Entre 15 e 19 de novembro, os indígenas estarão reunidos no Paraguai para insistir no cumprimento dos seus direitos

Indígenas do Paraguai, Bolívia, Brasil e Argentina realizam entre os dias 15 e 19 de novembro o 3º Encontro Continental do Povo Guarani em Assunção, no Paraguai.

O evento tem como objetivo principal, segundo os organizadores, insistir no efetivo cumprimento dos direitos dos povos indígenas, consagrados nas Constituições e Convênios Internacionais ratificados pelos países, a fim de garantir o direito à terra e ao território para sua reprodução social e cultural.

Estarão em debate, entre outros temas, autodeterminação dos povos indígenas, ferramentas jurídicas para a defesa da terra e do território; autogestão e governabilidade dos povos; e articulação continental do povo Guarani.

Entre as entidades que apoiam o encontro estão a Coordenação Nacional da Pastoral Indígena (Conapi), do Paraguai; a Equipe Nacional da Pastoral Aborígene (Endepa), da Argentina; a Rede de Entidades Privadas a Serviço dos Povos Indígenas, do Paraguai; e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do Brsil.


Histórico

Os dois primeiros encontros foram organizados e realizados no Brasil, como um espaço de encontro e busca de uma articulação dos Guarani na região do Cone Sul.

O primeiro encontro ocorreu em fevereiro de 2006, no município de São Gabriel (RS) e teve com ponto de partida os 250 anos da morte do líder Sepé Tiaraju e de seus 1,5 mil soldados. Do encontro resultou a Campanha Guarani, com a articulação de várias organizações sociais.

A segunda mobilização aconteceu em Porto Alegre (RS), em abril de 2007, e teve como tema principal Ywy Rupá (como os indígenas denominam o território Guarani), que foi dividida, estabelecendo fronteiras entre países e estados. A partir dessa mobilização surgiu a campanha internacional Povo Guarani, Grande Povo; Vida, terra e futuro.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles