sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Beto propõe a criação de Regiões de Desenvolvimento

Eli Araujo/FOLHA DE LONDRINA

Beto Richa (PSDB): ‘O projeto de regiões metropolitanas não se viabilizou, ou seja, não funciona nem em Londrina nem em Maringá’
O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), vai implantar um novo sistema de desenvolvimento para atender as microrregiões do Estado o que, na prática, acaba com o formato de regiões metropolitanas criado pelo atual governo. ''A exemplo de outras coisas implantadas por este governo, o projeto de regiões metropolitanas não se viabilizou, ou seja, não funciona nem em Londrina nem em Maringá'', critica Beto Richa (PSDB).

Em substituição, o governador eleito vai criar as Regiões de Desenvolvimento (Redes) nas cidades polo do Estado. A iniciativa é citada no programa de Beto Richa como ''Uma nova governança para O Novo Paraná''. As Redes serão implantadas nas 22 microrregiões, com abragência semelhante à cada associação de municípios. ''A principal tarefa do novo governo do Estado é contribuir para gerar oportunidade para todos porque, para muitos municípios e regiões inteiras do Paraná, o sonho do desenvolvimento necessário parece muito distante.''

O futuro governador diz que esta será uma forma descentralizada de governar e aproximar o governo da sociedade. ''Nós vamos trazer o serviço do Estado próximo do cidadão, contando com a participação de lideranças políticas, religiosas e empresariais para elaborar as políticas públicas de desenvolvimento regional'', explica. Segundo ele, as administrações regionais de Desenvolvimento serão instaladas no primeiro semestre de 2011 e serão vinculadas diretamente ao gabinete do governador.

Cada Rede terá seu Conselho Regional de Desenvolvimento (Conrede), que serão formados por autoridades locais e de órgãos do Estado, além de representantes da sociedade civil organizada. As reuniões serão realizadas periodicamente em cada município da região e o governador deve participar das reuniões dos conselhos nas respectivas regiões sempre que possível, quando serão realizadas audiências públicas. Beto Richa vai aproveitar estes momentos para despachar com os prefeitos.

As Regiões de Desenvolvimento vão funcionar em edificações do Estado já existentes, mas que vão passar por um processo de ''reorganização''. O critério para a escolha dos administradores regionais será o mesmo adotado para a nomeação dos futuros secretários. ''Devem ser pessoas de notória capacidade em gestão pública e serão nomeadas mediante compromissos assumidos em contrato de gestão com o governador'', diz Beto. Ou seja, o administrador será exonerado se não cumprir as metas estabelecidas pelo governo.

O governador eleito garante que cada unidade será dimensionada de acordo com a população do município e que os serviços terão normas, procedimentos, sistemas de triagem, encaminhamento e treinamento permanente de pessoal. ''O objetivo é oferecer um atendimento de qualidade, com agilidade e eficiência, reunindo em um único espaço, os vários órgãos e entidades prestadoras de serviços públicos estaduais'', estabelece o projeto.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles