quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rose Nogueira: a usina de Campos é o Auschwitz do Brasil


Usina Cambahyba, a casa dos horrores da repressão



Ex-presa política, a jornalista Rose Nogueira, do Grupo Tortura Nunca Mais, considerou "estarrecedoras" as declarações de Cláudio Antônio Guerra no livro Memórias de uma guerra suja . O ex-delegado do DOPS do Espírito Santo afirma que, sob ordens militares, incinerava corpos de militantes de esquerda em uma usina de açúcar em Campos dos Goytacazes (RJ).


“É o Auschwitz do Brasil. Os militares usaram métodos nazistas, como a tortura, e agora vemos que houve também a incineração”, disse Rose, referindo-se ao campo de concentração nazista na Polônia. Para ela, as denúncias contidas no livro precisam ser investigadas com profundidade. 

Sobre a usina Cambahyba, onde Guerra disse ter incinerado os corpos, Rose pede investigação: “É preciso ir até essa usina. E, mais que isso, ela deveria se tornar um memorial, um grande museu sobre o que ocorreu lá”.

O ex-delegado Claudio Guerra, que chefiou o DOPS do Espírito Santo e participou da rede informações e investigações da repressão, afirmou ter recebido do Estado brasileiro carta branca para "julgar, torturar, matar e desaparecer com o corpo" dos militantes de esquerda.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles