sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rio: foi assassinado o blogueiro "Boca Maldita" ( Mário Randolfo Marques Lopes). Existem fortes suspeitas de que o crime teve motivação política

O jornalista e blogueiro Mário Randolpho Marques Lopes, de 50 anos, que era conhecido como Boca Maldita, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira, junto com a namorada, Maria Aparecida Guimarães. Os corpos foram encontrados no bairro Coimbra, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Randolpho era dono do jornal online "Vassouras na Net", e a mulher, funcionária do serviço de ambulâncias da cidade.


O casal foi rendido em casa por três homens por volta das 22h de quarta. Os dois foram levados para a Estrada do Chacal, onde ocorreu a execução. O jornalista era conhecido por se envolver em polêmicas e respondia a processos no município relacionados à sua atividade. Segundo um policial, que pediu para não ser identificado, um delegado e um juiz chegaram a processar Randolfo por calúnia e difamação.


A delegada adjunta da 88ª DP (Barra do Piraí), Thais Pinheiro, trabalha com a hipótese de o crime ter motivação política. Antes da execução, Randolpho já havia sido vítima de um atentado. Há cerca de quatro meses, um homem armado invadiu a redação do site em Vassouras, jogou o jornalista no chão e disparou cinco tiros em sua cabeça. Randolpho sobreviveu, mas ficou internado em estado grave no CTI do Hospital Universitário de Vassouras. Por motivos de segurança, o local tinha vigilância 24h. A polícia chegou a abrir inquérito para investigar o caso, mas ninguém foi preso. Após se recuperar, Randolpho mudou-se para Barra do Piraí.


O jornalista Wilians Renato, que comanda um programa de rádio na região, contou que esteve com a vítima na última terça-feira. Randolpho pretendia voltar a Vassouras.


— Eu tentei alertá-lo para que não fizesse isso. Além da tentativa de homicídio no ano passado, ele já havia sido atropelado propositalmente, quando pilotava uma moto. A casa dele também já tinha sido alvejada a tiros — contou.


Nesta quinta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, repudiou o crime e disse que é urgente a adoção de medidas para coibir ações violentas contra jornalistas.


— É um crime hediondo porque matou uma pessoa, mas também porque é uma afronta ao jornalismo, atividade fundamental à democracia. Isso abala a imagem do país internacionalmente. Precisamos identificar e punir os culpados rapidamente — disse Schröder. — É um crime de origem perversa em que os interesses do poder incidem e ferem de maneira clara a liberdade de expressão.


Randolpho é o quarto jornalista morto no interior do estado em menos de dois anos. No ano passado, o repórter Valério Nascimento, de 49 anos, foi executado com tiros nas costas e na cabeça. Ele era dono do jornal "Panorama Geral", que circula em Angra dos Reis e em Bananal, no interior de São Paulo.


Outro assassinato foi o de Benoni Alencar, de 66 anos, em 2011. O jornalista, encontrado morto em sua casa, no distrito de Palmital, próximo de Barra de São João, foi estrangulado. Também ano passado, José Rubens Pontes de Souza, de 39 anos, foi morto com um tiro na nuca em Paraíba do Sul. Ele presidia o "Entre Rios Jornal", de Três Rios. Na época, foi investigada a ligação do crime com a máfia dos caça-níqueis. (AG)


O blogger "Vassouras na Net":


http://www.vassourasnanet.net/




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles