terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ipem apreende 181 taxímetros com irregularidades

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) apreendeu 181 taxímetros na operação especial de verificação e inspeção dos instrumentos usados por parte da frota de táxis em Curitiba. A fiscalização foi solicitada pela Urbanização de Curitiba - Urbs. A maioria usava equipamento modificado, sem autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Todos os proprietários dos veículos com equipamentos irregulares serão autuados administrativamente pelo Ipem.

Os profissionais que tiveram seus instrumentos apreendidos serão autuados e terão 10 dias para defesa, indicando os responsáveis pelas alterações e irregularidades. O presidente do Ipem, Rubico Camargo, disse que 164 profissionais já providenciaram a substituição dos instrumentos da marca B&P, modelo TKS 56, por modelos aprovados pelo Inmetro. “Dessa forma eles puderam dar continuidade à atividade sem ocasionar prejuízo para os consumidores ou mesmo ter problemas com a fiscalização”, comentou Camargo.

Dos aparelhos apreendidos pelos fiscais do Ipem, 174 apresentavam modelo modificado, sem a autorização do Inmetro, com display no verso do instrumento, e uma segunda saída para o cabo. Quatro permitiam fraude com acionamento de uma chave embaixo do painel, que aumentava o valor da corrida, registrado no visor do taxímetro, em 30%. Outro, tinha adulteração do valor no mesmo percentual, quando o motorista acionava a tecla B do taxímetro, para corridas acima de R$ 24.

Um dos instrumentos apreendidos possibilitava o acréscimo de 30%, quando o carro passava a divisa do município, pela função GPS. Esta função não foi contemplada por portaria de aprovação de modelo emitida pelo Inmetro/Dimel 070/2010. Outro tinha apenas uma chave, sob o painel, que era acionada somente nos momentos de inspeção. Este equipamento passará ainda por inspeção técnica, para que se verifique o prejuízo que causava ao consumidor.

NOTIFICAÇÕES - Rubico Camargo explicou que, em Curitiba, 2.303 táxis usam instrumentos verificados regularmente pelo Ipem. Incluindo a região metropolitana, são 3.503 táxis em circulação. Em todo o Estado, são 10 empresas autorizadas pelo Inmetro a fazer reparos, modificações ou atualizações de tarifas. Os taxímetros que recebem reparos ou têm o seu formato modificado fora destas empresas não recebem o selo do Inmetro nem a aprovação do Ipem.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles