segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Primeiro-ministro do Japão diz que sem reformas estruturais, o país não tem futuro

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, alertou hoje (16) que o país “não terá futuro”, se não for promovida uma reforma fiscal e da previdência social. Ele pediu o apoio dos parlamentares governistas e também os de oposição. Na semana passada, o governo japonês substituiu cinco ministros.

Noda anunciou que, no final de março, o Parlamento deverá examinar a hipótese de elevar os impostos sobre o consumo, de 5% para 8% até abril de 2014, e 10% até outubro de 2015.

Noda acrescentou ainda que o governo examina a possibilidade de reduzir o número de parlamentares e também os salários deles. A afirmação dele ocorreu durante a convenção anual do Partido Democrático do Japão (PDJ).

Na sexta-feira (13), Noda nomeou seu ex-vice-chanceler Katsuya Okada como ministro encarregado da reforma fiscal, segurança social e administração pública. Mais quatro novos ministros assumiram áreas estratégicas do governo.

Desde o terremoto seguido por tsunami, em março do ano passado, o governo japonês vive uma intensa crise política e econômica. (AB)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles