sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Israel ordena abordagem de embarcações com destino a Gaza

O chefe do Estado-Maior de Israel, Beny Gantz, ordenou à Marinha do país abordar as duas embarcações que se dirigem à faixa de Gaza na tentativa de romper o bloqueio imposto pelo Estado judaico ao território, após terem ignorado os pedidos para mudar seu rumo.

O anúncio foi feito pelos porta-vozes militares de Israel em mensagem em um microblog num momento em que, segundo os ativistas e um jornalista da Al Jazeera a bordo, dois navios de guerra israelenses rodeiam as embarcações. O contato com os passageiros a bordo (27 pessoas de nove países) foi bloqueado.

Mais cedo, os organizadores da viagem divulgaram em uma rede social que os navios, um canadense e outro irlandês, estavam a mais de cem quilômetros da faixa de Gaza, onde devem chegar esta tarde se não forem impedidos pela Marinha israelense.

O Exército israelense está se preparando há dias para impedir a chegada dos navios a Gaza, que partiram em segredo para evitar pressões semelhantes às registradas na última tentativa de uma pequena frota para furar o bloqueio.

O Movimento Internacional de Solidariedade à Palestina divulgou em comunicado que ativistas internacionais e palestinos organizaram um ato de recepção no porto da capital da faixa de Gaza.

Esta é a 11ª tentativa de romper por mar o bloqueio de Israel a Gaza. O bloqueio foi imposto em 2006, reforçado um ano depois e aliviado há cerca de um ano e meio, por causa de pressões internacionais após um ataque militar israelense que matou nove ativistas turcos.

O organizador do navio canadense, Ihab Lotayef, insistiu na necessidade desta nova iniciativa porque os habitantes da faixa de Gaza "querem solidariedade e não caridade", e "apesar da ajuda humanitária ser útil, eles ainda são prisioneiros sem liberdade de movimentos".

Huwaida Arraf, outra participante, explicou que a campanha, batizada de "Freedom Waves to Gaza" (Ondas de Liberdade a Gaza), enviará outras expedições marítimas nos próximos meses. (Efe)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles