sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Incêndio atinge parque de Vila Velha

Um incêndio atingiu o Parque Estadual de Vila Velha, às margens da BR- 376, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na tarde desta sexta-feira (4). O Corpo de Bombeiros foi chamado às 12h30 para conter as chamas. Até as 15h, segundo os bombeiros, três equipes estavam no local junto com a Brigada Interna do parque para tentar controlar os focos de incêndio.

Ainda não informada a dimensão da área queimada. O incêndio começou perto da região dos arenitos e a visitação precisou ser interditada no início da tarde por alguns momentos. Segundo informações do parque, a visitação turística era normal por volta das 15h, já que o incêndio está concentrado mais próximo ao interior do parque, distante das áreas visitadas.

O parque tem 3.803,28 hectares. Na semana passada, cerca de 50 hectares foram consumidos pelo fogo. (GP)


Uma semana atrás:

Incêndio em Vila Velha dura mais de 25 horas

Estima-se que cerca de 60 hectares da área de vegetação do Parque Estadual de Vila Velha tenham sido consumidos em um incêndio ambiental que se estendeu por mais de 25 horas, próximo às Furnas. O fogo começou por volta das 16 horas de quinta-feira em uma propriedade rural vizinha e chegou a ser controlado, mas voltou a ganhar força com o tempo seco e os ventos na tarde de ontem. O servidor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela brigada contra incêndios, Anselmo Silveira informou que esta é a maior ocorrência de queimada registrada no local neste ano. Em 2011, já foram relacionados mais de 20 focos de incêndios no Parque. Até por volta das 20h30, brigadistas ainda combatiam o fogo no local.

Além de pelo menos 15 brigadistas do Parque, policiais ambientais da Força Verde e duas equipes do 2º Grupamento de Bombeiros uniram esforços para combater o fogo. Foram utilizados além de um caminhão do Corpo de Bombeiros, dois tratores do Parque e mais um reservatório de água.

Silveira expõe que nesta semana já ocorreram seis incêndios no Parque. “Nós já combatemos mais de 20 focos somente neste ano e, certamente, este é um incêndio criminoso”, assinala. No primeiro dia de queimada foram incendiados pelo menos 20 hectares da vegetação.

Inicialmente, os combatentes tentavam impedir o avanço de três focos de incêndio, mas o vento fez com que o fogo avançasse até próximo de uma das trilhas para turistas. O sargento Cândido, do 2º GB, explica que foram montadas barreiras do tipo ‘fogo contra fogo’ para conter as labaredas. Oficial de área do 2º Grupamento, a tenente Keila Karas também esteve no Parque e expõe que foram abertas clareiras no meio da mata para isolar os focos de incêndio.

Queimadas

Neste ano, o incêndio ambiental de maiores proporções no Parque Estadual de Vila Velha foi registrado em julho, quando foram queimados 60 hectares de vegetação nativa. Depois disso, ainda houve pelo menos mais duas ocorrências de grandes proporções. Em setembro, o DC divulgou levantamento apontando que as áreas incendiadas haviam aumentado 43% em Ponta Grossa. A área total do parque é de 3,1 mil hectares. (DC)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles