quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Brasil é um país embriagado

O mercado brasileiro de bebidas alcoólicas manteve o ritmo de crescimento constante dos últimos anos. O Brasil conta hoje com um importante mercado de destilados, liderado, é claro, pela bebida genuinamente nacional: a cachaça, que representa cerca de 80% do segmento. O consumo anual de destilados no País é de cerca de 1,8 bilhão de litros e o faturamento chega a US$4 bilhões, metade do total do segmento. A outra fatia do bolo é dividida pelos demais destilados: conhaque,
w h i s k y
, vodka, rum, gim, etc..

Consumo e produção aguardente de cana:

A aguardente de cana é a terceira bebiba destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. Segundo o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25%, da forma artesanal.

O Brasil consome quase toda a produção de cachaça; por volta de 1% a 2 %, apenas, é exportado (2,5 milhões de litros). Os principais países compradores são: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal


Consumo e produção de cerveja:

Em 2010 o Brasil produziu 12,6 bilhões de litros de cerveja, um crescimento de 18% em relação a 2009, mais do que o dobro do PIB.

Com esse resultado, o Brasil se tornou no ano passado o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, atrás apenas da China, com uma produção na faixa de 40 bilhões de litros, e Estados Unidos, com 35 bilhões de litros.

Consumo e produção de outras bebidas:

Não dá para esquecer do vinho (600 milhões de litros), do whisky ( 348 milhões de litros ), da vodca ( 270 milhões de litros ), ....

Fora o que aqui foi fabricado a importação de vinhos pelo Brasil cresceu 27% em 2010. A informação é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com base em números coletados junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De janeiro a dezembro do ano passado, entraram no País 75,3 milhões de litros de vinho estrangeiro, vindos de 30 países, ante 59,2 milhões de litros que ingressaram no Brasil nos 12 meses de 2009, originados de 32 nações.

Além do que fabricou o Brasil importou da Escócia, só em 2009, 41 milhões de garrafas de uísque – 14,8 milhões a mais que em 2008. O crescimento colocou o país em sétimo lugar no mercado de consumo mundial do chamado scotch uísque, o whisky escocês.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles