sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Com fim da greve, unidades de saúde vão remarcar consultas odontológicas

As pessoas que tiveram consultas odontológicas canceladas por causa da greve dos cirurgiões dentistas devem aguardar a ligação das unidades de saúde. A greve da categoria foi suspensa na noite de quinta-feira (29) e os atendimentos foram retomados nesta sexta-feira (30). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, as consultas serão remarcadas levando em conta a disponibilidade das unidades de saúde e também dos pacientes.

A prefeitura informou que os postos de saúde têm o cadastro de todos os pacientes e que ninguém ficará sem atendimento. As ligações para remarcar as consultas terão início nesta sexta-feira, o que significa que nem todos os pacientes serão contatados hoje.

Se a pessoa não quiser esperar a ligação, poderá se dirigir até a unidade de saúde para remarcar a consulta. Ainda não havia sido feito o balanço de consultas eletivas canceladas durante a greve dos cirurgiões dentistas, que teve início em 22 de setembro.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) afirmou que 300 cirurgiões dentistas voltaram ao trabalho nesta sexta-feira (30) e que irão seguir as escalas normais de trabalho. A assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba confirmou que o atendimento nesta sexta-feira deve ser normal.

Greve suspensa

A greve dos cirurgiões dentistas foi suspensa na noite de quinta-feira. A categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 40% feita pela administração municipal na quarta-feira (28). Aproximadamente 300 profissionais participaram da assembleia. O pagamento do reajuste será feito em três parcelas. As duas primeiras, de 15%, serão aplicadas nos meses de janeiro de 2012 e 2013. Em janeiro de 2014, uma nova parcela de 10% de aumento salarial completará o reajuste.

O prefeito Luciano Ducci também sugeriu a criação de uma comissão, formada por representantes dos Recursos Humanos da prefeitura, dos cirurgiões e do Sismuc, a fim de estudar formas para que as gratificações passem a compor, gradativamente, os vencimentos da categoria.

De acordo com a diretora-jurídica do Sismuc, Irene Rodrigues, a categoria espera que um projeto prevendo a equiparação salarial com os médicos seja enviado à Câmara Municipal até março de 2012.

Os profissionais estavam em greve desde o dia 22 de setembro. Os membros da categoria reivindicavam equiparação salarial com os vencimentos dos médicos do município. De acordo com o Sismuc, o salário inicial da categoria é de R$1.362,56. Já a prefeitura afirma que os vencimentos são de R$ 2.043,82. No total, a capital tem 642 cirurgiões dentistas que atendem nas unidades de saúde da cidade. Desse número, segundo o Sismuc, cerca de 300 dentistas estavam parados. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles