sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cohapar anuncia 4.176 moradias para a região Noroeste

Após assinar convênios para três mil unidades na região de Umuarama, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, esteve na cidade de Paranavaí, anunciando mais 1.176 casas, para as cidades pertencentes à Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) totalizando 4.176 casas no Noroeste do Estado.

“Estamos aqui hoje afirmando a nossa intenção de construir casas baratas em todo o Estado para atender as famílias que mais precisam do governo e não teriam condições de obter um financiamento bancário”, declarou Chaowiche.

O presidente da Cohapar explicou os benefícios que o governo do Paraná oferece para edificar moradias de qualidade e com preços menores. “O governador Beto Richa isentou do ICMS as construções feitas em parceria com a Cohapar, além da parceria com a Copel e Sanepar, que farão com que as casas fiquem mais baratas, beneficiando mais pessoas”.

Quem trabalha com habitação deixa de ver como um obrigação e passa a perceber como uma missão. “Fazer o resgate da cidadania através da casa própria é a melhor experiência que um governante pode ter, pois vemos as famílias querendo melhorar de vida, buscando melhor um melhor emprego para crescer na vida”, declarou Chaowiche.

O deputado estadual Teruo Kato afirmou que a disposição com que a Cohapar está sendo conduzida deixa os deputados animados. “O Mounir está percorrendo o Estado e mostrando a determinação de construir casas em todas as regiões, sempre vemos assinaturas novas em todos os cantos do Paraná”.

Roberto Luiz Bachmann, superintendente da Caixa Econômica, lembrou aos prefeitos sobre a origem dos recursos para o programa rural. “Estas moradias serão executadas através do Programa Nacional de Habitação Rural, mas sem a parceria com o governo do Paraná, que também dará uma contrapartida, seria impossível construirmos um programa de sucesso”.

O deputado estadual Luis Accorsi participou do evento e disse que o governador Beto Richa dizia a ele que queria ver além das plantações de soja e laranja, telhados novos. “Esse sonho do Beto é de todos nós. Entramos na política com grandes sonhos e hoje vejo que a casa própria, assim como o Beto quer, é possível”.

Adir Schimitz, vice-presidente da Amunpar e prefeito de Nova Aliança do Ivaí, declarou que há muitos anos os prefeitos pedem novas habitações. “Há algum tempo pedimos e não éramos atendidos, mas agora sabemos que podemos confiar nos projetos e ideias do Beto Richa. Em menos de um ano de governo estamos aqui assinando as tão sonhadas casas”.

Rogério Lorenzetti, prefeito de Paranavaí, disse que hoje é o início da concretização do maior desejo de uma família. “Casa própria é cidadania e sem a ajuda do governo, muitas pessoas passariam o resto da vida morando em barracos ou pagando aluguel. O governo está de parabéns”.

Rodolpho Moser, representando a Emater, afirmou que o fato do governador Beto Richa incluir moradias rurais no programa habitacional mostra a seriedade do programa de governo. “Vamos resgatar a dignidade das famílias que vivem no campo, com casas dignas construídas pela Cohapar. A casa própria é o maior mecanismo de retenção das famílias no campo, inclusive as novas gerações e é através dela que vamos assegurar a qualidade de vida destas pessoas que são responsáveis pelo abastecimento do Estado”.

Marcio Nunes, presidente do Instituto das Águas, destacou a importância da parceria com o governo federal e prefeituras. “Trabalhando juntos conseguiremos melhorar a vida da população e o governador Beto Richa fará muito pelo Paraná”.

Região de Paranavaí - São 120 casas rurais nas seguintes cidades: Alto Paraná, Guairaça, Marilena, Nova Aliança do Ivaí, Planaltina do Paraná, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Mônica e Terra Rica.

Outras 1056 unidades urbanas também foram assinadas com os municípios: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Mônica, São João do Caiuá e Terra Rica.

Programa Morar Bem Paraná Rural - O programa Morar Bem Paraná Rural vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.

Os recursos, provenientes do governo Federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsidio para complementar a mão de obra.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles