sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tecpar poderá ser parceiro de empresa ucraniana

A diretoria executiva do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), juntamente com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, recebeu nesta segunda-feira (4) a visita do diretor-presidente da Ukraine CJSC Indar, Lazaryev Oleksiy, que estava acompanhado da diretora executiva de desenvolvimento de negócios dessa instituição, Liudmyla Bratashova, do cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, e da cônsul da Ucrânia no Paraná, Laryssa Myronenko.

A Indar produz medicamentos, e o governo do Paraná estuda a formalização de um acordo de cooperação entre a empresa ucraniana de economia mista e o Tecpar. “O governo do Paraná tem interesse em aumentar seu parque produtivo em todos os setores, inclusive na produção de fármacos. A aproximação é muito importante”, afirmou o secretário Leal Neto.
A empresa ucraniana, que já tem uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem a intenção de trabalhar na área de pesquisa de novos produtos e criação de novas plantas de produção industrial com outras instituições de pesquisa. “No Brasil nós nos sentimos em casa”, afirmou Oleksiy, durante a reunião, lembrando que a cooperação poderá evoluir para a implantação de um centro de inovação tecnológica internacional.
Para o diretor-presidente do Tecar, existe o interesse das partes. “Agora é preciso definir em conjunto as linhas de trabalho”, disse.
As negociações com a Ucrânia começaram em maio passado com a visita oficial do embaixador da Ucrânia no Brasil, Ihor Hrushko, ao governador Beto Richa. Na oportunidade, o diplomata disse que seu país tem interesse em desenvolver cooperação na área de produção de medicamentos, transferindo tecnologia ao governo do Paraná. Os técnicos ucranianos vão apresentar uma minuta de cooperação para ser analisada.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Ucrânia na América Latina e tem uma das maiores colônias no mundo de descendentes ucranianos, com mais 400 mil pessoas. Em agosto de 2011, serão comemorados, com várias atividades, os 120 anos da imigração ucraniana no Brasil.
Participaram da reunião realizada no Tecpar o superintendente da Secretaria da Saúde do Paraná, Sezifredo Paz, o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, e o representante do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial do Paraná Sérgio José Maciura.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles