sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Infraero cede e muda plano de obras no Afonso Pena

Após apelos de entidades de turismo e viagens e das companhias aéreas, a Infraero anunciou ontem readequações no cronograma de obras na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. As intervenções, antes previstas para começarem no dia 12 de setembro, iniciarão uma semana depois, dia 19. As principais mudanças, porém, referem-se aos horários das obras, que ocorrerão de segunda-feira a sábado, da 0h15 às 6h15, e das 20h15 de sábado até as 12h15 de domingo.

Na programação inicial, o terminal teria pousos e decolagens interrompidos das 23h30 às 6 horas, de segunda a quinta-feira, e das 14 horas de sábado às 12 horas de domingo. A previsão era que 118 voos por semana fossem afetados no período de obras. A Infraero não tem ainda a quantia exata dos voos que terão de ser remanejados ou cancelados com o novo cronograma, mas afirma que os novos horários foram escolhidos em acordo com as empresas aéreas, justamente por afetarem o menor número de viagens.

Segundo o superintendente do Afonso Pena, Antonio Pallu, mesmo com as mudanças e o adiamento do início das obras, as intervenções devem ser concluídas em nove meses, como previsto anteriormente. Os serviços incluem substituições das luzes do eixo da pista, recapeamento da pista, sinalização luminosa, sinalização horizontal e vertical. O investimento será de R$ 19,3 milhões.

Remanejamento

“É uma obra muito delicada, com um investimento alto. Mas são intervenções importantes que vão prolongar a utilização da pista por vários anos e garantir melhores níveis de segurança pa­­­ra as operações aéreas”, relata Pallu.

O remanejamento e cancelamento dos voos afetados pelo fechamento da pista, assim como a troca de passagens e ressarcimento dos passageiros, ficarão a cargo das empresas aéreas. Antes da apresentação do novo cronograma, as duas maiores companhias aéreas do país – TAM e Gol – infor­­maram que já tinham 90 mil reservas de passagens para o período de obras estipulado inicialmente. Para esclarecer as mudanças, a Infraero irá lançar uma campanha de orientação aos usuários, com mensagens reforçando os horários de interrupção dos voos em painéis espalhados pelo Afonso Pena. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles