sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Seis de Agosto: Ato contra as Bombas Atômicas de Hiroshima e Nagasaki e pela PAZ!



Local: Boca Maldita - Curitiba/Paraná


Dia: 6 de agosto (sábado)

Horário: das 10h às 12h

Apoio:
vereador Jorge Yamawaki, representante da colônia japonesa


CEBRAPAZ-PR

Hiroxima e Nagasaki (1945):

Os EUA perpetraram covardemente a única agressão nuclear a outro Estado em toda a história da humanidade!!!



"O seres humanos estão sob ameaça de destruição, porque um pequeno número de dirigentes segue dando as costas à realidade atômica e às mensagens dos sobreviventes”.

Tadotoshi Akiba

“As tragédias de Hiroshima e Nagasaki nunca devem se repetir em qualquer lugar da terra”

Shinzo Abe.

Histórico:

A bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945 destruiu cerca de 60% da área total da cidade, e em poucos segundos matou 140 mil pessoas, em sua grande maioria civis, homens comuns, crianças, mulheres e idosos. Estima-se que o número de mortos duplicou durante os meses seguintes, com os sobreviventes sucumbindo aos ferimentos, queimaduras, mutilações e doenças provocadas pela radiação.

Prédios, casas, hospitais, escolas e vegetação desapareceram. Num raio de dois quilômetros do epicentro da explosão tudo foi destruído. Ainda hoje, as seqüelas da contaminação radioativa fazem milhares de vítimas. No Memorial de Hiroshima, se inscrevem novos nomes de falecidos a cada ano e o número total já se aproxima de um milhão.

A bomba foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto, e três dias depois realizaram novo ataque sobre a cidade de Nagasaki, assassinando mais 70 mil pessoas no primeiro momento. A bomba lançada sobre Nagasaki era maior e mais potente e só teve efeito menos devastador pelas características da cidade. A maioria das vítimas morreu derretida ou queimada instantaneamente.

Os ataques foram ordenados pelo então presidente norte-americano, Harry Truman, ao fim da 2º Guerra Mundial. A Alemanha já havia se rendido – em 7 de maio de 1945 -, o exército japonês estava derrotado, a marinha e a força aérea nipônica tinham deixado de existir como força operacional.

Já após a guerra, no dia 1 de julho de 1945, em meio a Conferência de Potsdam, os Estados Unidos iniciaram as ameaças nucleares com a realização do primeiro teste. A política externa de respeito à soberania dos povos, busca de entendimento e cooperação com a URSS, que inclusive levara Roosevelt à guerra contra o Eixo, cede lugar ao velho intervencionismo e à recém-inaugurada chantagem nuclear.

As ameaças de Truman se intensificaram cada vez mais: “Se eles não aceitam os nossos termos, podem esperar uma chuva de ruína vinda do ar nunca antes vista nesta terra”.

Dentro dos Estados Unidos, os principais colaboradores de Roosevelt foram sendo afastados das posições que ocupavam no governo, e iniciou-se um processo de perseguições contra o movimento sindical e a intelectualidade democrática. Na política externa as intenções criminosas prosseguiram, então, contra a União Soviética, e o mesmo comando militar que determinou o crime no Japão planejou lançar 300 bombas sobre a URSS. Em 1949 o governo dos EUA aprovou o plano “Dropshot”, que previa o despejo de 300 bombas atômicas e 250 mil toneladas de bombas convencionais sobre Moscou, Leningrado, os Urais, o Mar Negro, o Cáucaso, Arkhangelsk, Tashkent, Alma Ata, Baiakl e Vladivostok. Somente sobre a região do Mar Negro seriam despejadas 32 bombas atômicas. O plano não foi efetivado porque nem assim os generais ianques conseguiram garantir “vitória” sobre o exército soviético.

Os EUA são o país que mais possui armas nucleares no mundo, com milhares de ogivas no seu próprio território e outras milhares nas suas bases no exterior, nos seus porta-aviões e submarinos nucleares com o objetivo de fazer com que os outros países, os povos independentes se submetam. Ao mesmo tempo em que se armam, pressionam com cinismo todos os governos que busquem desenvolver projetos pacíficos de energia nuclear.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles