sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Professores da UFPR aprovam indicativo de greve

Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram nesta quinta-feira (4) um indicativo de greve. No fim de semana a categoria nacional se reunirá para decidir se inicia ou não uma paralisação. Servidores técnico-administrativos da UFPR continuam paralisados desde o dia 15 de junho e a volta às aulas ainda é incerta.

No dia 26 de julho, reunião entre professores e funcionários no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) havia transferido o retorno para o dia 8 de agosto, atrasando o calendário acadêmico em sete dias. Mas as negociações não avançaram esta semana e a previsão é que o movimento continue por tempo indeterminado.

Secretário geral da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind), Rogério Gomes afirma que a assembleia dos docentes realizada nesta tarde reuniu 300 pessoas e 290 foram favoráveis ao indicativo da greve. Nesta sexta-feira (5) o Cepe se reunirá novamente provavelmente para oficializar o adiamento mais uma vez. Chegou-se a cogitar que os docentes realizassem as matrículas manualmente, mas a proposta não foi aceita pela categoria. Os servidores paralisaram o sistema on-line de matrículas e fecharam bibliotecas e restaurantes universitários. A paralisação iniciou em 15 de junho e no dia 20 de julho o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da universidade foi lacrado pelos manifestantes. Apenas os alunos de Medicina e Direito seguem o calendário normal.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (Sinditest), Antonio Neris de Souza, diz que na próxima semana haverá uma manifestação em Brasília e somente após o retorno da capital federal deve haver alguma deliberação nova. O Diretório Central dos Estudantes também promoveu uma assembleia onde os acadêmicos manifestaram apoio à greve e discutiram demandas da UFPR, como valorização dos profissionais e paridade dentro da instituição. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles