sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mesas de Trabalho apresentarão contribuições da Jornada do Cone Sul para a Teologia da Libertação

A próxima semana, entre 12 e 15 de julho, representantes da teologia da libertação dos países do Cone Sul e Brasil estarão reunidos em Santiago do Chile. A atividade é um momento de preparação e mobilização para o Congresso Continental de Teologia (CCT), que acontece em outubro de 2012. Como forma de promover a reflexão sobre os desafios e tarefas futuras da teologia na América Latina, uma das metodologias utilizadas serão as Mesas de Trabalho.

A Jornada Teológica do Cone Sul e Brasil parte da compreensão de que "todos são ‘teólogos' em seu sentido amplo”, conforme explica o documento da organização sobre as Mesas de Trabalho. A Teologia da Libertação entende como teólogos não apenas os que têm formação acadêmica, pois todos "buscam a Deus em suas vidas, de diferentes maneiras, de acordo com sua condição e aos instrumentos metodológicos de que dispõem”.

É a partir dessa leitura da tradição latino-americana que surge a proposta das Mesas, comumente conhecidas como oficinas de reflexão. O objetivo é "elaborar coletivamente a partir das experiências e conhecimentos de seus integrantes, um informe que forneça elementos específicos para o propósito global destas Jornadas”, assinala o documento.

Roberto Urbina, membro da comissão organizadora da Jornada no Chile, em entrevista à ADITAL, afirmou que esta é uma metodologia mais desafiadora. "A metodologia mais clássica seria que essas Jornadas oferecessem um espaço para que teólogos expusessem suas teses e contribuições para a reflexão teológica e trocassem ideias sobre elas", declarou Urbina. Mas, se optou por construir as propostas a partir de todos os participantes.

Serão dez grupos divididos tematicamente, com 15 a 20 pessoas cada um, as que permanecerão juntas durante os três dias da Jornada. Os participantes escolherão seu tema de acordo com seu envolvimento com os processos específicos. As contribuições construídas em cada grupo serão reunidas em um livro. Além da síntese das Mesas, o texto do livro conterá as conferências e as conclusões das Jornadas.

A Mesa sobre "O Concílio Vaticano II: memória, vigência e atualidade" refletirá sobre um dos temas centrais do CCT. O Congresso marca os 50 anos em que "João XXIII se propôs a realizar uma reforma profunda da Igreja Católica", feito a partir do Concílio. Para os organizadores da Jornada, é necessário "atualizá-lo frente aos desafios que se apresentam para as igrejas do Cone Sul", assinala o documento.

O grupo que terá como tema "Perguntas contemporâneas sobre Deus” refletirá sobre a ressignificação de Deus, partindo das experiências de busca do sagrado. Além desses temas, será abordada também a relação entre a teologia e as ciências sociais, naturais, a questão de gênero, a formação religiosa acadêmica, ecologia, povos originários e a integração do Cone Sul. A "Leitura comunitária da Bíblica na tradição latino-americana” também está entre as propostas temáticas das Mesas.

A partir dos temas específicos, "a finalidade (das Mesas de Trabalho) é desenvolver um diálogo interdisciplinar entre as ciências, realidades, situações conflituosas da práxis e a reflexão teológica”, explica o documento sobre a metodologia. "É um diálogo difícil e exigente que há tempo não é feito e é necessário retomar”, afirmam os organizadores da Jornada.

As Jornadas Teológicas e o CCT

O Congresso Continental de Teologia tem como principal finalidade pensar sobre os desafios e tarefas futuras da Teologia da Libertação na América Latina. Além de Santiago do Chile, a Jornada foi realizada na Guatemala para os centro-americanos, no mês de abril. Em outubro, Bogotá (Colômbia) e Cidade do México realizarão momentos de preparação para os andinos e mexicanos e hispânicos dos Estados Unidos, respectivamente. O CCT será realizado no Brasil, no Instituto Humanitas Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Para ler os documentos bases de cada Mesa de Trabalho, clique aqui:

http://www.jornadasteologicas.cl/


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles