sexta-feira, 8 de julho de 2011

Em defesa da indústria nacional metalúrgicos reúnem mais de 30 mil na Anchieta

Mais de 30 mil trabalhadores estão reunidos no quilômetro 12 Rodovia Anchieta, na divisa entre São Paulo e São Bernardo do Campo, para protestar em defesa da indústria brasileira e do emprego de qualidade. A manifestação, organizada conjuntamente pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC (CUT) e de São Paulo (Força Sindical), conta com a participação de trabalhadores de empresas como Mercedes-Benz, Volks, Ford, Mahle e da empresa de autopeças Rassini, entre outras.

“Estamos aqui em defesa da indústria nacional. A previsão da produção da Volks, por exemplo, é de 1 milhão de automóveis no ano. Para se ter uma ideia, esse é o número que importamos no período. São 103 mil empregos que estamos deixando de gerar”, denuncia Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Os trabalhadores querem denunciar o risco de desindustrialização e perda de postos de trabalho que ronda o Brasil. A pauta dos sindicatos inclui fortalecimento da negociação coletiva, estímulo à inovação tecnológica, ampliação de vagas para o ensino técnico e tecnológico nas instituições federais e redução da taxa básica de juros.

“Não dá pra admitir que nossos portos fiquem escancarados para o produto do exterior. Se não melhorarmos, no futuro nossos filhos e netos estarão sofrendo com um país sem indústria”, alerta Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

A desconfiança em relação à China é outro fator de consenso. “Essa manifestação não é contra ninguém, mesmo porque a China está prezando pelos seus empregos e é isso que deveríamos fazer também. Estamos assistindo nossa indústria desaparecer. Se quisermos ter independência, temos que lutar para que isso aconteça”, afirma Nobre.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles