segunda-feira, 13 de junho de 2011

Políticos são donos de 15% das rádios no PR

Pelo menos 15% das rádios do Paraná registradas no Ministério das Comunicações estão nas mãos de políticos. Levantamento feito pela Gazeta do Povo revela que pelo menos 54 emissoras de rádio das 355 com registro no governo federal pertencem a políticos ou familiares. A reportagem identificou que entre os empresários do setor estão ex-governadores, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, secretários de estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Ao todo, foram identificados pelo menos 45 donos de rádio que exercem, ou exerceram, cargos eletivos. (veja quadro ao lado)

O levantamento foi feito a partir do cruzamento da relação de rádios registradas no ministério com a listagem dos donos e sócios dessas emissoras. As duas relações estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações. O resultado impressionou o ministro Paulo Bernardo (PT), que comanda a pasta. “Não tinha ideia nenhuma desses números. [15%] é bastante. Deveríamos separar claramente sistema de radiodifusão e sistema político. Mas, mesmo que haja fiscalização e legislação eleitoral para proibir, acaba havendo interferência político-eleitoral nos veículos [rádios], o que eu acho muito ruim porque desequilibra o jogo na eleição”, disse o ministro, que está à frente de um projeto de mudanças nas regras no sistema de concessão de rádios e televisão.

Pela legislação, o político pode ser sócio de uma rádio ou televisão, mas não pode exercer cargo de diretor. A limitação é justamente para impedir que essas emissoras sejam usadas para desequilibrar as disputas eleitorais. Apesar da proibição, a falta de fiscalização aliada a regras permissivas e a presença de parentes de políticos como administradores acaba por transformar o veículo de comunicação numa potencial máquina de fazer votos.

Em algumas cidades do interior, todas as rádios estão nas mãos de políticos. De acordo com o cadastro dos donos de rádio, a cidade de Ivaiporã tem três emissoras: a Uba Limitada, a Ivaiporã FM e a Rádio e Televisão Rotioner. A Uba tem entre os sócios o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB). Regina Fischer Pessuti, mulher do ex-governador, é sócia da Ivaiporã FM e a Rotioner tem entre os proprietários Paula Pimentel e Luiz Guilherme Gomes Mussi. Ela, desde 2008, é mulher do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) e ele, sogro de Curi e suplente do senador Roberto Requião (PMDB). Além deles, o pai de Alexandre Curi, Aníbal Khury Júnior, é um dos donos da Rádio Poema, no município de Pitanga.

Situação semelhante acontece na cidade de Guarapuava. Com pouco mais de 167 mil habitantes e 117 mil eleitores, duas tradicionais famílias políticas disputam os ouvintes. De um lado está o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Artagão de Mattos Leão, pai do deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior. Do outro, o prefeito Luiz Fernando Ribas Carli. A família Leão é dona da rádio Difusora Guarapuava e da Emissora Atalaia. O próprio conselheiro do TC aparece no quadro societário da Difusora. A outra emissora tem como sócia a psicóloga Cleri Becher de Mattos Leão, mulher do conselheiro.

Ribas Carli e a primeira dama do município, Ana Rita Slaviero Guimarães Carli, são sócios da rádio Guairacá de Guarapuava. Os dois são pais do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que renunciou ao mandato de deputado estadual depois de se envolver num acidente de trânsito que terminou com a morte de duas pessoas; e de Bernardo Carli, que assumiu uma cadeira na Assembleia com a licença do de­putado Osmar Bertoldi (DEM).

Em Maringá, a lista de donos de emissoras de rádio confirma a força e o poder político da família do secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros (PP). Ele é um dos donos da rádio Nova Ingá, ao lado do ex-deputado federal Benedito Cláudio Pinga Fogo de Oliveira. A rádio Difusora de Maringá tem entre os proprietários a deputada federal Cida Borghetti, mulher de Barros, e Gilberto Braz Palma, que é filho do ex-deputado estadual Divanir Braz Palma. O prefeito de Maringá é Silvio Barros, irmão do secretário.

Exemplos de familiares de políticos e dos próprios parlamentares à frente de emissoras de rádio também são comuns em outros estados. Há duas semanas, reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que 56 deputados e senadores são sócios ou têm parentes no controle de emissoras de rádio. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles