segunda-feira, 13 de junho de 2011

Berlusconi reconhece derrota em referendos

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, reconheceu nesta segunda-feira a derrota do governo em quatro referendos distintos realizados no paĂ­s.

Os resultados preliminares indicam que os eleitores rejeitaram propostas do governo, entre elas as de investir no uso da energia nuclear, privatizar o sistema de distribuiĂ§Ă£o de Ă¡gua e dar a ministros (entre eles o prĂ³prio Berlusconi) o direito de nĂ£o comparecer a tribunais se tiverem tarefas oficiais.

"NĂ³s provavelmente iremos dizer adeus... Ă  energia nuclear", disse Berlusconi, mesmo antes da apuraĂ§Ă£o final dos votos.

A declaraĂ§Ă£o de Berlusconi foi feita apĂ³s a divulgaĂ§Ă£o de que o comparecimento parcial dos eleitores era de 57%, mais do que os 50% necessĂ¡rios para a validaĂ§Ă£o do plebiscito.

Berlusconi havia pedido para que seus eleitores boicotassem a consulta popular, invalidando-a.

Fukushima

"O alto comparecimento nos referendos mostra uma vontade de parte dos cidadĂ£os em participar das decisões sobre nosso futuro que nĂ£o pode ser ignorada", disse o premiĂª por meio de um comunicado.

Ativistas contrĂ¡rios ao uso de energia nuclear dizem que o desastre na usina japonesa de Fukushima, ocorrido este ano apĂ³s o terremoto e tsunami que atingiram o paĂ­s, levou a populaĂ§Ă£o italiana a rejeitar firmemente os planos do governo.

Assim como o JapĂ£o, a ItĂ¡lia Ă© um paĂ­s propenso a terremotos, mas o governo pretendia usar as usinas nucleares para o fornecimento de 20% da energia do paĂ­s atĂ© 2020.

ApĂ³s o desastre japonĂªs, Alemanha e Suíça disseram que vĂ£o diminuir o uso de energia nuclear. França e GrĂ£-Bretanha seguem defendendo o seu uso.

A proposta do referendo sobre comparecimento aos tribunais era considerada de importĂ¢ncia pessoal para Berlusconi, que enfrenta quatro julgamentos distintos.

O premiĂª declarou recentemente que compareceria aos tribunais quando nĂ£o estivesse envolvido em assuntos importantes. Nesta segunda-feira, ele faltou a outra audiĂªncia, encontrando-se com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

"A vontade dos italianos Ă© clara em todos os assuntos destas consultas. O governo e o Parlamento devem agora responder de acordo", disse o comunicado de Berlusconi. (TERRA)

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles