terça-feira, 7 de junho de 2011

Para o PSOL, Palocci precisa se explicar à sociedade

Para os parlamentares do PSOL, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci precisa vir a público explicar o crescimento exorbitante de seu patrimônio. Há duas semanas o assunto é discutido em todas as esferas da sociedade e até agora Palocci não justificou o salto de R$ 375 mil para R$ 7,7 milhões do patrimônio pessoal.

“Do ponto de vista da autoridade pública do ministro de Estado, deve sim prestar esclarecimentos; aliás, tem de fazê-lo também no Ministério Público”, resumiu o líder do PSOL, deputado Chico Alencar. Segundo ele, é fundamental a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os fatos envolvendo o ministro e também investigar a promiscuidade das relações entre negócios privados e interesse público, que acabam tendo a sua matriz e muitos financiamentos milionários de campanha. “O ministro vai passar sendo mantido no cargo três anos e meio sem vir ao Congresso Nacional? Isso seria um rematado absurdo”.

Para o deputado Ivan Valente, o ministro Palocci deve esclarecer os fatos em uma comissão da Câmara, no plenário ou mesmo em uma coletiva de imprensa, mas deve explicar-se. “Não se vai sustentar a forma de empurrar com a barriga uma questão que a população já identificou como enriquecimento ilícito. Ou se desmascara isso, ou, evidentemente, o governo está todo contaminado, e a Presidência da República também, porque se trata do chefe da Casa Civil, do coração do governo”, afirmou Ivan Valente. “Enquanto não o fizer, ficará a dúvida e a contaminação. O próprio Governo será corresponsável por isso”.

A Comissão da Agricultura conseguiu aprovar, na quarta-feira pela manhã, requerimento de convocação do ministro Palocci, por descuido da base aliada. A questão foi levada ao plenário pelos partidos governistas, que utilizaram questão de ordem para reverter a situação. O presidente Marco Maia disse que só responderá a questão na próxima terça-feira, dia 7. Até lá, o ministro Antonio Palocci não poderá ser convocado.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles