terça-feira, 7 de junho de 2011

Ao não investigar Palocci, procurador se omite e afronta a sociedade, afirma presidente do PPS

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), afirmou na noite desta segunda-feira que, ao arquivar os pedidos do partido para abertura de investigação contra o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, praticou omissão. “Ao se omitir ele está afrontando toda a sociedade brasileira que considera que o ministro está sob suspeita. O procurador não procura nada, só quer esconder”, afirmou Freire.


O deputado lembrou que, ao contrário do que alega Gurgel, existem sim fortes indícios de crime de tráfico de influência, tipificado pelo artigo 332 do Código Penal. “Só a Procuradoria da República pode investigar um ministro neste caso. Ao abrir o inquérito, ele não estaria condenando Palocci. É lamentável, até porque trata-se de uma decisão tomada por um procurador que está no limbo, aguardando uma decisão da presidente Dilma sobre sua recondução ao cargo”, lembrou Freire.

Para o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), a negativa do procurador fortalece a necessidade de abertura de uma CPI Congresso, com poderes para requisitar a lista de clientes da consultoria de Palocci, o montante que ele recebeu de cada um e o tipo de serviço que prestou.

Ao comentar a atitude do procurador, Rubens Bueno disse que “ele é atualmente uma figura frágil na República, pois está dependendo de um ato de Dilma para ser reconduzido ao cargo”.

O deputado afirmou ainda que vai apresentar uma PEC no Congresso para que o procurador-geral da República seja escolhido exclusivamente por eleição direta de seus pares, sem precisar da palavra final do Executivo, como acontece hoje. “Quem ganhar a eleição assume, sem necessidade de se apresentar uma lista tríplice para a escolha pessoal do presidente”, disse o deputado, autor de uma proposta em tramitação na Câmara que também tira do Executivo a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles