quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pêssankas: a comunidade ucraniana preserva tradição de pintar ovos na Páscoa


As pêssankas podem ser uma boa opção para dar de presente nesta Páscoa. A tradição de pintar ovos faz parte da cultura eslava, mas a pêssanka origina-se da cultura ucraniana. Com materiais como cera de abelha pura, caneta de bico de pena e tintas aquosas, vários motivos são pintados em ovos frescos com diferentes simbologias.

Na simbologia cristã, a cruz representa a Ressurreição de Cristo; a estrela, o amor de Deus pela humanidade e o triângulo simboliza a Santíssima Trindade. Há outros motivos como o trigo, que simboliza a fartura; frutas, sabedoria e saúde; árvores e carvalho, perseverança e força; borboletas, a ressurreição; galinhas, alegria e fertilidade.

As primeiras pêssankas datam de 1.300 A.c (Antes de Cristo) na região da Ucrânia. Ela é proveniente de um antigo povo ancestral dos eslavos chamado de “Civilização Trypillia”. Essa civilização habitou a Ucrânia 3.000 A.c. Esses povos faziam as pêssankas para um ritual em comemoração ao deus Sol. Nesse período, eles enterravam os ovos em oferenda à Mãe Terra e ao deus Sol pedindo fartura de alimentos na lavoura, saúde e proteção.

“Quanto à palavra pêssanka não se sabe ao certo de onde ela vem. Muitos acreditam que a palavra pêssanka vem do termo ‘escrever’ em ucraniano”, explica Eduardo Mourov, estudante e assessor do arcebispo Dom Jeremias Ferens, da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Constantinopla.

Cristianismo

A incorporação de motivos cristãos nas pêssankas ocorreu com o advento do cristianismo em 988 na Ucrânia. Os ucranianos também começaram a se presentear com pêssankas em outras datas comemorativas fora a Páscoa. A simbologia das pinturas foi adaptada do mundo pagão para o cristianismo e outros desenhos foram acrescentados às pêssankas como cruzes, igrejas, cordeiros pascais, velas e a Santíssima Trindade.

Durante o auge do Comunismo na então União Soviética, as pêssankas foram proibidas de serem confeccionadas porque eram consideradas identidade ucraniana. No entanto, elas continuaram a ser pintadas clandestinamente.

Mourov explica que cada região da Ucrânia tinha um modo diferente de pintar os ovos. O estilo dele vem da Ucrânia Ocidental. Ele utiliza simbologias como o trigo, animais e motivos religiosos ortodoxos, com uma técnica legítima ucraniana para pintar as pêssankas. Na região da Galícia, por exemplo, o simbolismo é a lavoura. Na região de Kiev, os motivos são geométricos e estilizados. Na região dos Cárpatos, a simbologia é bem detalhada.

Como há muita diversidade no Brasil, a simbologia das pêssankas também é diversificada. Mourov conta que os países da diáspora ucraniana como o Brasil, o Canadá e os Estados Unidos ajudaram a recuperar a arte das pêssankas. “Depois do fim da União Soviética, a pêssanka representou a reconstrução da identidade cultural ucraniana”, conta Mourov.

Pêssankas:






0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles