quarta-feira, 9 de março de 2011

Com "bicicletadas", ativistas declaram guerra aos "monstroristas"


"Monstroristas", "mautoristas", "frustrados que compraram carro para respirar fumaça", "covardes". É assim que ciclistas engajados na defesa do uso de bicicleta como meio de transporte urbano chamam motoristas de carros, ônibus e afins.

O atropelamento de ciclistas em Porto Alegre na semana passada acirrou os ânimos desse grupo, que reagiu com "bicicletadas" de protesto.

O paulistano Renato Zerbinato, 34, se envolveu com o cicloativismo há dois anos, após se mudar para Brasília, cidade que define como "extremamente hostil" aos ciclistas devido às vias rápidas.

Ele vê uma "guerra velada" entre ciclistas e motoristas, que, reclama, não costumam respeitar a distância de 1,5 m do ciclista e o direito de bicicletas e carros dividirem a pista, previstos no Código Brasileiro de Trânsito.

Outra bandeira dos cicloativistas é que atropelamentos não sejam divulgados como acidentes, mas como incidentes ou até homicídios.

Zerbinato diz que foi atropelado cinco vezes, três por insistir em pedalar na rua e não colado ao meio-fio.

A jornalista Lívia Araújo, 32, integra o grupo Massa Crítica, que sofreu a agressão em Porto Alegre. Ela diz que sentiu maior solidariedade por parte dos motoristas, mas também já ouviu piadas. "Passam pela gente gritando 'strike' ou 'atropela'", conta.

ANJOS

A estilista Ana Vivian, 24, de Florianópolis, define o "monstrorista" como alguém que "usa a carcaça metálica para causar medo e punir o mais frágil". Ela diz que a figura não é regra no trânsito, mas os agressivos já deixam marcas. "Aquele que te xingou é que estraga teu dia."

O consultor João Paulo Amaral, 24, criou com amigos de São Paulo o Bike Anjo, que dá 'aulas' gratuitas de comportamento para ciclistas na cidade grande: o "anjo da guarda" acompanha iniciantes e dá dicas de segurança.

Ele diz que criou o grupo motivado pelo atraso do poder público em preparar a cidade para o ciclista.(Folha)


Bicicletada da Paz reúne cerca de 300 ciclistas em Curitiba

Movimento percorreu aproximadamente seis quilômetros nesta quarta-feira em solidariedade aos 16 ciclistas atropelados em Porto Alegre

Cerca de 300 ciclistas se reuniram no final da tarde desta quarta-feira (2) no campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, para realizar a Bicicletada da Paz. Por volta das 19h, eles iniciaram o percurso que passou por importantes ruas e avenidas da capital como Vicente Machado, Batel, Dr. Muricy e terminou às 20h30 no Museu Oscar Niemeyer (MON).

O movimento, que ocorre há cinco anos na última manhã de sábado do mês, foi realizado excepcionalmente nesta quarta-feira em solidariedade ao atropelamento de um grupo de pelo menos 16 ciclistas ocorrido na sexta-feira (25), durante a bicicletada de Porto Alegre. Eles também aproveitaram para pedir mais segurança e gentileza no trânsito e exibiram uma faixa com a frase “este é um congestionamento de bicicletas”.(JL)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles