terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saúde reorganiza retaguarda hospitalar para atender pacientes com suspeita de dengue

A organização do fluxo de assistência para identificar e priorizar o atendimento de casos mais graves de dengue é mais uma ação do Plano emergencial colocada em prática pela Secretaria da Saúde no prazo de 90 dias. Londrina foi a primeira cidade a organizar o fluxo de atendimento dos pacientes com suspeita de dengue. Esta organização também sendo feita em outras regiões prioritárias – como Jacarezinho e Foz do Iguaçu. “Com a definição deste fluxo e retaguarda hospitalar podemos monitorar os casos graves, melhorar o atendimento e evitar mortes por dengue”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Com a organização, feita em conjunto com a secretaria municipal de saúde de Londrina, cinco unidades de saúde ficaram responsáveis pelo atendimento primário no município. Destas, três unidades terão seus horários de atendimento estendidos até 23 horas e outras duas terão atendimento 24 horas. Na assistência hospitalar, os hospitais da Zona Norte e Zona Sul serão a referência para o atendimento de pacientes com estágio avançado da doença, tendo os Hospitais Universitário, Evangélico e Santa Casa como apoio para casos graves se houver a necessidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Números - O informe semanal divulgado nesta segunda-feira (07) pela Secretaria da Saúde traz a notificação de 5.064 casos de dengue em 165 municípios do Estado em 2011. Os municípios de Londrina (1.776), Jacarezinho (545) e Foz do Iguaçu (509) lideram em número de notificações. O informe também confirma 582 da doença, sendo 554 casos autóctones e 28 importados. O município de Londrina apresentou o maior número de confirmações (275), seguido por Jacarezinho (202) e Foz do Iguaçu (43). Destes, 12 casos foram diagnosticados como graves no município de Londrina, sendo 11 casos de dengue com complicação (DCC) e um caso de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

A sala de situação da Secretaria da Saúde recebeu a informação de que quatro mortes por dengue estão sendo investigadas nos municípios de Londrina (3) e Jacarezinho (1). No entanto ainda não há nenhuma conclusão sobre os laudos. O informe semanal completo está disponível no site www.dengue.pr.gov.br.

Laboclima - Uma nova ferramenta desenvolvida pela UFPR, denominada de Laboclima, está sendo utilizada pela Secretaria da Saúde pela primeira vez para auxiliar os técnicos na prevenção da dengue. A partir desta ferramenta – que leva em conta o clima (altas temperaturas e índice de chuva) é possível cruzar dados epidemiológicos e identificar ambientes favoráveis para o desenvolvimento do Aedes aegypti. “Com as informações a Secretaria da Saúde pode indicar aos municípios com maior risco de proliferação do mosquito as ações prioritárias de prevenção”, enfatizou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Capacitações – Outra ação prevista no plano emergencial é a capacitação dos agentes de endemias de 20 municípios que realizarão o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) pela primeira vez. As capacitações serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. “Este levantamento permite que os municípios monitorem a situação de risco em relação a infestação pelo mosquito”, explica Paz.

Na terça-feira (08), médicos, enfermeiros e bioquímicos do município de Jacarezinho receberão treinamento quanto ao diagnóstico e o tratamento da dengue. O mesmo treinamento já capacitou mais de 800 profissionais nas regiões de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo em janeiro deste ano.

A Secretaria da Saúde também está programando para o dia 17 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, a capacitação de profissionais de saúde da Tríplice Fronteira. “Vamos oferecer o mesmo treinamento para médicos e enfermeiros do Paraguai e da Argentina, uma vez que muitos pacientes brasileiros são atendidos nos países vizinhos”, ressaltou o superintendente.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles