sábado, 5 de fevereiro de 2011

MP-PR propõe ação contra empresa de ônibus por poluição ambiental

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba apresentou uma ação civil pública contra a empresa Auto Viação Mercês (nome fantasia das empresas de ônibus São Braz Ltda e Osmar Bertoldi & Cia Ltda) por poluição ambiental. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o problema ocorre no pátio da empresa, localizado na Rua Alcides Munhoz, no bairro Mercês. No local foram constatadas diversas formas de poluição, como a de solo, dos lençóis freáticos, poluição do ar e a sonora. O responsável pelo caso é o promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni.

O MP-PR investiga o caso desde 2003 e diz que a empresa não cumpriu as adequações propostas desde então. Em razão dos problemas, o órgão solicita a suspensão das atividades até que a situação seja regularizada. A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que informou que a empresa não vai comentar o caso enquanto não tiver acesso aos autos do processo.

Irregularidades

Durante a investigação, o MP-PR solicitou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba (SMMA) vistoriasse as empresas de ônibus, entre as quais estava a Auto Viação Mercês. Na primeira vistoria, em março de 2003, foi constatado que as caixas para retenção de areia e óleo estavam sujas e saturadas e que a área de abastecimento não possuía piso impermeável nem canaletas para escoar os líquidos derramados até o sistema de óleo. A empresa recebeu diversas notificações nesta e em vistorias posteriores, mas o problema não foi resolvido.

Em junho de 2004, a empresa fez modificações nas caixas separadoras de água e óleo da área de lavagem, mas o sistema permanecia ineficiente e o piso impermeável não havia sido construído. As adequações não haviam sido feitas até setembro de 2005, quando a empresa foi notificada a providenciar a análise da água dos poços de monitoramento e relatório conclusivo com o nível de extensão de contaminação do solo e do aquífero freático, além do plano de remediação da área contaminada. A empresa Orlando Bertoldi & Cia Ltda firmou, em março de 2006, um Termo de Compromisso e Ajustamento com a SMMA. Como o termo não foi cumprido, foi concedido novo prazo para a empresa regularizar a situação, até abril de 2008.

Novamente, o termo não foi cumprido e um novo termo de ajustamento foi expedido em maio de 2008, com prazo de 180 dias. Nesta época, o Corpo de Bombeiros constatou que havia discrepâncias entre o projeto e a construção do posto de abastecimento de combustível. No período, foi requisitado à empresa que enviasse alguns documentos necessários para seu funcionamento. Em julho de 2009, a empresa apresentou, entre outros documentos, o alvará de funcionamento da prefeitura com validade enquanto satisfizer as exigências da legislação em vigor, laudos de análises das caixas separadoras de áreas e relatório de monitoramento ambiental.

Em dezembro de 2009, o relatório da SMMA sobre o termo de ajuste indicava que ainda era necessário dar continuidade às ações de remediação. A empresa solicitou elaboração de novo termo de ajustamento, que tem vigência até maio de 2011. A Secretaria Municipal do Urbanismo informou que houve bloqueio da indicação fiscal para impedir a renovação do alvará comercial da empresa.

A SMMA também recebeu reclamações de moradores da região sobre a poluição sonora e atmosférica na região. A garagem da empresa se localiza em uma zona residencial. Segundo o MP-PR, a empresa está irregular quanto ao alvará de licença para localização e descumpre exigências legais para o uso do solo e localização.

Fonte: Gazeta do Povo

41 comentários :

Anônimo disse...

Eu moro ao lado desta garagem, a poluição sonora é insuportável, dezenas de ônibus acelerando ao máximo as 4h e 5h da manhã, fora a poluição atmosférica que libera gazes tóxicos e esta literalmente matando os moradores das Mercês. Esta empresa já foi condenada anteriormente a manter faixas de arvores e não cumpriu a capacidade da garagem era para 50 ônibus agora são mais de 150. A empresa não tem alvará tem centenas de reclamações abertas pelos moradores junto ao 156, e o pior é a conivência da Prefeitura Municipal de Curitiba que continua usando o serviço e simplesmente não consegue fazer nada.
A prefeitura deveria transformar este local em um bosque para pelo menos tentar reparar o dano de anos e anos que causou aos moradores pela sua inércia e conivência!!!!

Anônimo disse...

Também sou moradora do local é simplesmente ridículo que uma cidade que se diz tão ecológica continue deixando essa garagem operar! Poluição de todos os tipos sonora, ambiental, atmosférica, gritos de motoristas durante a madrugada inteira!!!!!!
É simplesmente ridículo!!!!!!!

Anônimo disse...

ESSA GARAGEM É UM ABSURDO! NÃO TEM COMO ELA EXISTIR EM UMA ZONA RESIDENCIAL!

Anônimo disse...

Meu filho não consegue dormir toda minha família tem problemas respiratórios.....fechem de vez essa porcaria.....

Anônimo disse...

Porque o prefeito não vem morar aqui? São famílias que moram nas Merces, gente trabalhadora que esta sendo prejudicada!

Anônimo disse...

As reclamações contra essa empresa do politico Bertoldi acontecem muito antes de 2003, quando iniciou essas investigações. Existia uma mata em torno do terreno e a cada onibus que colocavam lá essas arvores foram sumindo. O agravante foi em torno de 1998 quando além da poluição colocaram galos de briga no terreno, além do cheiro das fezes e moscas, as brigas eram constantes entre os animais.

Anônimo disse...

"suspensão das atividades até que a situação seja regularizada"???? Todos sabemos que nada será feito. Não foi feito antes, pq seria agora? Como mostra a reportagem, varias notificações foram feitas e não foram atendidas. Eles não tem mais o que adequar. A poluição do solo, dos lençois já existe. É necessário a retirada dessa empresa poluidora e a criação de um parque, bosque, qualquer coisa para que se tente recuperar algo naquela região.

Anônimo disse...

Sou moradora, vizinha e ESSA EMPRESA TEM QUE SAIR JÁ. Não agüentamos mais o cheiro de fumaça, barulho que não conseguimos conversar em casa e a vibração que quebra as janelas.
Alguém nos ajude a colocar um ponto final nisso.
ESSA EMPRESA TEM QUE SAIR JÁ.

Anônimo disse...

Jeitinho brasileiro... Aqui é o exemplo clássico do jeitinho de políticos...

2003 a empresa foi notificada – Mas os problemas NÃO foram resolvidos;

2005 a empresa foi notificada novamente – Mas os problemas NÃO foram resolvidos mais uma vez;

2006 a empresa firmou um termo de compromisso – Mas NÃO cumpriu;

2008 a empresa ganhou um prazo para concluir o compromisso - Mas NÃO cumpriu novamente;

A garagem da empresa se localiza em uma ZONA RESIDENCIAL;

A empresa está IRREGULAR quanto ao alvará de licença para localização;

A empresa DESCUMPRE exigências legais para o uso do solo e localização.


A respeito disso tudo: Isso é um ABSURDOOOOO!!!!!!

Anônimo disse...

Os irmãos Bertoldi, Osmar, Orlando, como pessoas ligadas a política, deveriam querer o bem da população e não apenas o bem próprio possuindo empresas poluidoras no meio de uma área residencial. Cadê os políticos para nos defender?

Anônimo disse...

PREFEITO VC ESTA NOS MATANDO!!!!
ISSO MESMO A PREFEITURA COM CONIVÊNCIA ESTA MATANDO NOSSOS FILHOS E PARENTES!!!

Anônimo disse...

Segundo a Gazeta do Povo, o texto acima ainda tem o seguinte comentário:

.. "O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) verificou que a empresa Orlando Bertoldi & Cia Ltda não está cadastrada no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e não possuía licença de operação para a atividade."...

Nem licença a empresa tem???? e ninguém faz nada???

Essa empresa e outras que não cumprem as normas tem que parar com atividades.

Anônimo disse...

Sou curitibana e até mesmo um papel jogado por uma pessoa na rua me deixa indignada, imagina o que estou sentindo quando leio essa reportagem e fico sabendo que políticos estão poluindo a nossa terra e não está acontecendo nada a anos.
Se não separo o lixo em plásticos especiais (claro para reciclado e escuro para comum) sou advertida e posso levar multa, não entendo como as regras não valem para esse tipo de pessoa.

Anônimo disse...

Prefeito e Governador da "Cidade Ecológica" venham respirar por 1 dia o ar que respiramos todos os dias.

Anônimo disse...

Isso que só estão mostrando 1 caso. E os demais? Como estão?

Anônimo disse...

EMPRESA CARA DE PAU!!!!! E O PIOR É A PREFEITURA....

Anônimo disse...

Interessante a existência de uma empresa concessionária de serviço público sem alvará. No mínimo interessante.

Anônimo disse...

QUE ABSURDO!!! QUANTA IMPUNIDADE COM ESSA EMPRESA.
ONDE ESTA O EXEMPLO?

Anônimo disse...

Sou Morador nesta região e é realmente além do que esta empresa esta fazendo com o MEIO AMBIENTE, tem também o transtorno no transito nas mediações, param os onibus no meio da pista p/ outro sair e a confusão fica tomada, é uma vergonha, aí entra também a questão DETRAN, fiscalizar.

Anônimo disse...

Moro a mais de 04 anos próximo a esta empresa ( se é que devemos chama-la de empresa), pois trabalho em uma empresa que HONRA com seus IMPOSTOS ( IPTU,FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL SEMPRE, VISTORIA BOMBEIROS,PRESERVAÇÃO DA MATUREZA)e agora estão dando tempo para eles se adquarem?? é uma vergonha, vamos mudar esta cara POLITICA, poder de atuação de criminosos!! fORA AUTO VIAÇÃO MERCES,JÁ!!!

Anônimo disse...

Parabens ao nosso MP-PR, pois a população tem que ser respeitada, neste caso temos FÉ que agora vai acontecer, pois só nós como CIDADÕES que pagamos IMPOSTOS, TEMOS QUE ANDAR NA LINHA!!!! Obs: se eu for até a prefeitura solicitar liberação de ALVARÁ COMERCIAL, creio que levarei muito tempo para conseguir e mais, arrisca ainda não conseguir por vários fatores.ok.....e esta empresa com todos os relatos contra, ainda esta em atividades???

LAURO PEIXOTO disse...

Gente.....é uma vergonha o que esta ocorrendo, muito tempo ainda estão dando a esta empresa, nosso PAIS tem que ter vergonha na cara e, acabar com essa PALHAÇADA, DIGO, nossos POLÍTICOS que elegemos, tem que honrar com tudo que prometem.....Sr. Osmar Bertoldi, vi uma matéria sua antes das eleções, falando sobre o problema ambiental, creio que sua conciência e memória anda fraca ou era apenas para enganhar seu eleitor???hem..FORA EMPRESA DE ONIBUS MERCES...

JOSIAS RIBEIRO disse...

Sr. Prefeito Luciano Ducci, gostaria de dar uma opinião sobre o local aonde esta empresa esta irregular na atuação, criar um POSTO DE SAÚDE MERCES, o que as pessoas do bairro esperam.

Anônimo disse...

Quero parabenizar o Sr. Sérgio Luiz Cordoni Promotor de Justiça pelo andamento da Ação sobre este tão esperado caso ( empresa Poluidora Ambiental e Sonora no geral) pois pessoa com você, temos que tirar o chapéu, precisamos sim de sua atenção e que realmente seja FECHADO ou a SAÍDA desta empresa URGENTE, só nos traz muita angustia e triste, não temos liberdade de abrir nossas casas e respirar o AR PURO que Deus nos da e é tomado pela poluição dos onibus...PARALIZAÇÃO JÁ.

Anônimo disse...

JA QUE O BERTOLDI COLOCA EM OUTDOOR DE CAMPANHA "O Deputado dos Curitibanos" DEVERIA HONRAR O QUE FALA E QUERER O BEM DO POVO E NÃO POSSUIR OU MANTER UMA EMPRESA ALTAMENTE POLUIDORA.

Anônimo disse...

Uma das "leis" criadas por Osmar Bertoldi (dono da Viação Mercês) é a de "Medidas de compensação de CO2", estranho ter criado uma lei que vai contra a empresa dele. Pq na Viação Mercês só polui e desmata. Afinal de contas ele precisava de mais espaço no terreno para colocar máquinas poluidoras.

Lei da área ambiental de autoria de Osmar Bertoldi determina que os órgãos públicos do Paraná devem manter programa permanente de compensação para neutralizar as emissões de dióxido de carbono produzidas em suas instalações. Medidas de compensação são aquelas que contribuem para neutralizar as emissões de dióxido de carbono, como o plantio de árvores.
fonte: http://www.osmarbertoldi.com/

Anônimo disse...

CADE O EXEMPLO POLITICO???? FECHA ESSA EMPRESA PARA COMPROVAR QUE VC ESTÁ A FAVOR DO POVO E NÃO CONTRA

Anônimo disse...

será que ele quer dar o exemplo de: "faça o que eu falo e não faça o que eu faço"?

Anônimo disse...

essa empresa precisa ser fechada de imediato.

Anônimo disse...

A empresa sabe da ação e para perturbar os moradores fica forçando o motor dos onibus as 5h da manhã e conversando com gargalhadas.. é um absurdo

Anônimo disse...

Não dá mais para aguentar ou empresa sai ou nós tiramos ela...................

Marcos disse...

Tanto tempo de impunidade agora é hora de dar um basta!

Anônimo disse...

A fumaça que sai do escapamento dos ônibus é preta e principalmente emitida por causa do óleo Diesel, este tipo de poluição destroe o meio ambiente, provocando chuva ácida e poluindo o lençol freático além de provocar nas pessoas doenças cardíacas, respiratórias, oculares e principalmente cancerígenas.

Resumindo estão nos matando, e a prefeitura está sendo conivente, esta é a realidade!

Anônimo disse...

CADÊ A CIDADE VERDE?????????????

Anônimo disse...

Empresas como essa demonstram o desrespeito com o cidadão, sempre tem interesses políticos, e muito dinheiro envolvido.

Anônimo disse...

Esta empresa esta realmente perdendo o respeito com nós moradores da proximidade, hoje por exemplo, por volta das 4:30 acionaram os motores de quatro onibus na mesma hora e deixarm durante 01 hora, ou seja so foram tirar do local as 5:30hs com muito barrulho de buzinas,gritos dos manobristas,muito...muito cheiro de fumaça, isso é uma vergonha com nós e a natureza...socorro autoridades, nos ajude a mudar essa empresa do local.

Pai muito preocupado disse...

Gostaria que esta mensagem o nosso prefeito que é médico pediatra, recebesse,pois iria analisar com mais carinho, sobre a atuação desta empresa de onibus, hoje meu filho aspirou uma quantidade enorme de monóxido de carbono e conforme pesquisa dos mais estudiosos, com determinado tempo, vai gerar problemas pulmonares sérios, Sr. Prefeito e Autoridades, pelo amor de Deus, nos ajudem, queremos apenas a mudança desta empresa e no local criar um Posto de Saúde, porque não???????

Anônimo disse...

Eu como usuário de onibus, não sabia que as pessoas que moram nas proximidades, estão passando por constrangimento relacionado aos onibus, pois vejo comentários que as empresas de onibus tem toda preocupação com o meio ambiente e etc....vejo que não procede, aliás os onibus que trafegam com TURISTAS pela nossa CURITIBA, também é causador de poluição, que vergonha....vendemos imagem errada do que por trás dos bastidores ocorrem....Prefeito, tenha um pouco de compaixão a este povo e honra o cargo que lhe foi dado e,esta garragem de onibus, tenha vergonha e mude do local que, creio estar toda irregular, conforme pude ver o comentário na gazeta do povo dias atrás. Família Curitibana, juntos venceremos as diferenças sociais.

Cintia disse...

Hoje o mundo inteiro fala da preocupação ambiental e Curitiba sempre foi tida como uma cidade referência no Brasil, principalmente por sua preocupação com relação ao meio ambiente.
Porém pelo que pude perceber pela reportagem e as manifestações neste site que isso de "Cidade exemplo" não passa de uma propaganda!
Tanto tempo se passou e uma empresa poluente como esta continua impune, só nos resta esperar que a PMC acorde e "bote a mão na consciência", retirando esta empresa do local!

Anônimo disse...

Nossa!!! somente agora vi que existe uma ação contra a garagem das Merces. Que MARAVILHA tomara que esta garagem suma do mapa!

MIGUEL disse...

O que? essa garagem ainda esta lá? faz muito tempo que não moro nas mercês, e lembro que essa garagem já foi condenada a sair! O QUE É QUE A PREFEITURA ESTA ESPERANDO????????

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles