sábado, 15 de janeiro de 2011

Crônica de uma morte anunciada: Catástrofes no Rio, por descaso das autoridades para com o que é histórico é um ato criminoso

04/04/1.756 – Um grande temporal, precedido por ventos fortes, atingiu o Rio de Janeiro a partir das 13h. Foram três dias consecutivos de fortes chuvas, que provocaram inundações em toda cidade e desabamentos de casas, fazendo inúmeras vítimas. No dia seis de abril, canoas navegavam do Valongo até a Sé.

10/02/1.811 – Inundações, a catástrofe que castigou o Rio de Janeiro entre os dias 10 e 17 de fevereiro de 1811 ficou conhecida como “águas do monte”, em virtude da grande violência com que a enxurrada descia dos morros que cercavam a cidade. Grande parte do Morro do Castelo desmoronou, provocando o desabamento de muitas casas. Fala-se em muitas vítimas e enormes prejuízos materiais, mas os verdadeiros números são desconhecidos, pois o jornal da época a Gazeta de Notícias não dava importância a estes acontecimentos, segundo Vieira Fazenda. Tal foi a magnitude deste temporal que o príncipe regente ordenou que as igrejas ficassem abertas para acolher os desabrigados e encomendou estudos sobre as causas da catástrofe. A construção da muralha do Castelo-Fortaleza de São Sebastião foi a solução encontrada para evitar novos desabamentos de casas e mais mortes.

17/03/1.906 - Inundações, conhecido como uma das maiores que castigou a cidade. Naquele dia, 165 mm precipitaram em 24 horas. O transbordamento do Canal do Mangue provocou alagamento em quase toda a cidade e houve desmoronamentos com mortes nos morros de Santa Tereza, Santo Antônio e Gamboa.

03/04/1.924 - Inundações, fortes chuvas provocaram o transbordamento do Canal do Mangue, inundação em vários bairros, além da Praça da Bandeira, e desabamentos de barracos, com vítimas, no Morro de São Carlos.

29/01/1.940 – 112 mm causaram alagamentos em quase toda a cidade e mortes por desabamentos no bairro de Santo Cristo.

06/01/1.942 – Inundação, 05 mortos, foram 132 mm de chuva, com um desabamento que soterrou cinco pessoas no Morro do Salgueiro.
>




















15/01/1.962 – Inundação, 25 mortos, centenas e desabrigados, temporal que totalizou 242mm e provocou o transbordamento do Canal do Mangue e do Rio Maracanã e deslizamentos em vários pontos.

02/01/1.966 – Enchentes e deslizamentos nos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, 250 mortos, 50.000 desabrigados.

20/01/1.967 – Deslizamento, Rua General Glicério, Laranjeiras, 200 mortos, 300 feridos, devido as fortes chuvas, uma casa e dois edifícios foram soterrados entre as ruas Belizário Távora e General Glicério.

20/01/1.967 – Enchentes e deslizamentos, nos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, 300 mortos e 25.000 feridos.

12/02/1.988 – Deslizamento, Morro Dona Marta, Rio de Janeiro, 6 mortos, 40 feridos e 300 desabrigados, uma tela usada em uma obra de contenção de encosta rompeu-se sob o peso do lixo e da lama, acumulados durante uma semana de fortes chuvas. A enxurrada destruiu cerca de 30 barracos.

19/02/1.988 – Enchente e deslizamento, Rio de Janeiro, 289 mortos, 734 feridos, 18.560 desabrigados, prejuízos US$ 935 milhões.
17/01/1.991 – Enchente, Rio de Janeiro, 25 mortos e 8 feridos.

Jan/1.999 - Enchente, Rio de Janeiro e municípios do Vale do Paraíba e região Serrana, 41 mortos, 72 feridos e 180 famílias desabrigadas.


Jan/2.000 - Enchente, municípios do Petrópolis, Teresópolis, Casimiro de Abreu e Barra Mansa. 22 mortos, 60 feridos e 133 famílias desabrigadas.

Fev/2.003 – Enchente, municípios da Região Serrana, Sul e Norte Fluminense. 36 mortos, 95 feridos e 870 desalojados e 823 desabrigados.

Fonte: Departamento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

1 comentários :

Anônimo disse...

É,JÁ QUE NÃO EXISTE JUSTIÇA PARA OS POBRES, PORQUE QUASE 100 POR CENTO DOS JUIZES DESTA PORCARIA DE PAIS SÃO COMPRADOS E A MINORIA QUE SOBRA NÃO PODE FAZER MUITA COISA PORQUE ATE ALGUNS MINISTROS SÃO CORRUPTOS, AGENTE VAI SE VIRANDO COMO PODE... TEM UM CULPADO OU CULPADOS NO QUE ACONTECEU, MAIS NUNCA VÃO APARECER POIS A MAE DELES NÃO ESTAVA NO LOCAL DA CATASTROFE, DEUS QUE ME PERDOE, MAIS EU QUERIA QUE ESTIVESSE..NINGUEM VE OS ORGAOS TELEVISIVOS (TELEVISÃO), MOSTRAR O POVO XINGANDO ESTES CAFAGESTES PORQUE ATÉ PARA ELES PASSAREM O POVO FALANDO O QUE SENTE, DEPENDENDO DO QUE É COMENTADO NA ENTREVISTA, ANTES DE PASSAR É VETADO!! A EMISSORA DE TELEVISÃO PODE ATÉ PARAR DE TRANSMITIR OU TER SUA LICENÇA CASSADA.. E NEMHUM DONO DE REDE DE TELEVOSÃO QUER ISSO PARA SUA EMISSORA CERTO?? ERRADO CARAMBA!!! E ONDE ESTÁ A PORCARIA DA DEMOCRACIA???? QUANDO ALGUM CACHORRO DESTES AI CHAMADOS DE DEPUTADOS, SÃO PEGOS COM O ROUBO NA MÃO, ELES NEM SE QUER PODEM SER CHAMADOS DE LADROES!!! APENAS O SAFADO COMETEU UMA (IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA)ELES NÃO SÃO (MAL EDUCADOS OU ENCRENQUEIROS) SÃO CHAMADOS APENAS PELO GENTIL NOME DE (INSURGENTES), ELES NÃO SÃO CALOTEIROS, SÃO (INADINPLENTES).... É ASSIM MESMO, ESTAMOS NO BRASIL PESSOAL, TERRA QUE QUEM É RICO OU TEM "INFLUENCIAS", MANDA!! A POUCO TEMPO, VIMOS NA TELEVISÃO UMA PROCURADORA DO ESTADO DIRIGINDO EMBRIAGADA CHEGOU A ATROPELAR UMA MULHER EM CIMA DA CALÇADA E EMPRENSSOU OUTRA EM UM POSTE , CHEGOU ATE A DAR RISADA NA FRENTE DAS CAMERAS NÃO CONSEGUINDO SE QUER PARAR EM PÉ, CHEGOU A CAIR POR CIMA DO SEU PROPRIO CARRO ENQUANTO FALAVA NO MICROFONE. CHEGOU ATÉ A SER LAVADA PARA A DELEGACIA (AFINAL AS CAMERAS ESTAVÃM FILMANDO, NÃO É MESMO)MAIS LOGO EM SEGUIDA FOI SOLTA "VISIVELMENTE BEBADA"... ENDAGADO PELO REPORTER, O DELEGADO NÃO QUIS MOSTRAR A CARA, SÓ FALOU QUE A LEI... "(DELES)", MANDA ASSIM QUANDO SE TRATA DE UM PROCURADOR DA JUSTIÇA... E QUE JUSTIÇA, NÃO!!! É OU NÃO É SÓ PARA OS POBRES??????????? TÁ AI,,, TÁ FALADO!!!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles