sábado, 15 de janeiro de 2011

Brasileiros são feitos reféns por grevistas chilenos

Um grupo de cerca de 1.500 turistas, boa parte de brasileiros, está presa na cidade de Puerto Natales, na Patagônia chilena.

O motivo é uma greve geral na cidade turística – conhecida pelo Parque Nacional de Torres del Paine – contra a elevação do preço do gás.

Familiares dos turistas brasileiros, em São Paulo, afirmam que o grupo está sendo feito refém pelos grevistas, que impedem a saída deles e proíbem restaurantes de servirem alimentação aos estrangeiros – depredando aqueles que furam a greve. Brasileiros com viagem de volta marcada para o último domingo até agora estão na cidade do sul do Chile.

O Itamaraty tomou conhecimento do caso há poucas horas. A embaixada dos Estados Unidos em Santiago já enviou carros para resgatar os norte-americanos.

Diante da gravidade da situação, que se agravou há uma semana, até a Cruz Vermelha enviou ajuda a Puerto Natales.


Governo brasileiro

O Itamaraty ainda não tem uma “posição concreta” sobre o que o governo brasileiro fará para resgatar os turistas brasileiros que estão presos na cidade de Puerto Natales, na Patagônia chilena.

Segundo a assessoria de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores está acompanhando o caso e avaliando o que pode ser feito. As embaixadas dos Estados Unidos e da Itália já têm representantes na cidade para negociar com os grevistas.

O Poder Online conversou agora há pouco com Rita Mor, uma das turistas brasileiras que está na cidade:

- Estamos absolutamente perdidos aqui. Jogados para o nada – desabafou.

Rita contou que a situação está cada dia pior e que várias pessoas estão sendo feitas reféns. Um senhor, segundo ela, passou mal na noite de ontem porque seu remédio para hipertensão acabou:

- Não há o que fazer porque nada entra ou sai da cidade.

Poucos restaurantes estão funcionando em Puerto Natales. Desde o começou da greve, os turistas brasileiros se organizam para mostrar aos grevistas que “só querem voltar para casa”:

- Todos os dias saímos pela cidade com bandeiras brancas nas mãos para mostrar que o nosso protesto é pacífico.

Ontem à noite, os turistas brasileiros participaram de uma reunião com a Cruz Vermelha, que estaria intermediando as negociações com os grevistas, já que não há representante do Brasil na cidade.

A organização estaria trabalhando para levar os turistas até Punta Arenas, a 247 km de Puerto Natales. Mas, segundo o relato de Rita, a reunião foi “absolutamente mal organizada”:

- Distribuíram umas folhas para que a gente escrevesse nosso nome. E só.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles