sábado, 6 de novembro de 2010

Enem 2010 vai definir 83 mil vagas em instituições federais

Folha.com

Com 4,6 milhões de inscritos, o Enem 2010 será realizado neste final de semana --dias 6 e 7 de novembro.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas.

A prova deste ano deve seguir o modelo consolidado no ano passado, com uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.

"As questões de língua estrangeira não vão poder exigir muito", aposta Francisco Achcar, coordenador do curso e colégio Objetivo.

Segundo o professor, uma das preocupações do Enem é não realçar o "abismo" educacional do Brasil. "E língua estrangeira é um dos pontos em que a diferença é maior."

Achcar acredita que as questões que cobrem conhecimentos de inglês ou espanhol venham com partes em português. "Não acho que vão cobrar longos textos, todo feito em outra língua."

Outra novidade é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta.

Nos anos anteriores, alguns alunos usavam o lápis permitido para rascunho para anotar as respostas. "Agora, não podendo levar lápis, seguramente todos irão marcar o cartão e fazer a redação com caneta", disse o Inep, por meio de nota.

A prova deste ano também deve ter mais espaço para rascunhos. No ano passado, a falta de espaço para cálculos e anotações gerou reclamações entre os estudantes.

O Inep informou que o problema será corrigido, mas não detalhou qual será o tamanho desse espaço a mais.

O que não deve mudar na prova de 2010 é a preocupação com o tempo. "O Enem é sempre trabalhoso e longo.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles