sábado, 6 de novembro de 2010

Enem 2010: Caderno amarelo é o que tem mais problemas, afirmam estudantes


Segundo os estudantes que estão entrando em contato com o Vestibular da Gazeta do Povo, a prova amarela deste primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio foi a que mais apresentou problemas de impressão.

Segundo a estudante Franciele Iurk, 18 anos, que fez o Enem na Unibrasil, em Curitiba, o caderno amarelo tinha folhas do caderno branco e questões repetidas. “A numeração estava fora de ordem, teve erro no gabarito, havia muitas questões iguais. A fiscal reconheceu que mais da metade da prova estava igual. Ela entrou em contato com a coordenação, que ligou para os responsáveis pela prova. E eles não fizeram nada, deram continuidade na prova normalmente”, diz ela.

Segundo estudantes que estavam na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um bate-boca entre estudante, por causa dos erros de impressão, chegou a envolver a polícia

Confira mais reclamações de internautas:

“Fizemos a prova no município de Pinhão, no Colégio Mario Evaldo Morsk. O formulário de prova cor amarela, tinham muitos erros de impressão, duas questões 23, faltou a 31 e 32, mesmas questões em números diferentes. Isso é uma falta de respeito com os alunos e com o próprio Enem, que vem há muitos anos beneficiando pessoas carentes no ingresso a faculdade.” Mauricio José Rocha

“Fiz a prova do Enem na unidade da Opet Getúlio Vargas, lá tiveram vários candidatos com a prova da cor amarela faltando questões, questões duplicadas, os fiscais não sabiam o que fazer e muitos já tinham preenchido no gabarito a cor da prova e foram orientados para mudar a cor, tudo anotado na ata, na sala 305.” Vilmar

“Na minha sala a prova de cor "amarela" estava faltando 3 questões, alem das repetidas...” Victor Vidal

“Acabei de fazer a prova do Enem em Curitiba (Prédio da Reitoria) e não foi apenas esse o erro de impressão na prova. No meu caderno (amarelo) estavam faltando questões. E se não bastasse isso, várias questões estavam repetidas, ora com a mesma numeração, ora com outro numero. A mesma questão com duas numerações diferentes. No meio de toda discussão, completei o cartão de respostas de qualquer maneira, exigi o caderno de resposta, o que me foi negado, e fui embora indignado sem nenhuma certeza.” Marcio Bellé

“A prova amarela do Enem está totalmente bagunçada. Não pude respondê-la, pois, entre as questões da prova amarelas, há questões da prova branca, o que impedirá que o gabarito seja respondido de forma correta. Essa prova foi um fracasso, e eu sinto que eu e muitas outras pessoas perdemos oportunidades. Estou muito desapontada e triste.”
Débora


Falhas na impressão

O primeiro problema detectado pelos estudantes foi na inversão da numeração do gabarito. No caderno de provas as questões 1 a 45 correspondem à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto as questões 46 a 90 são de Ciências da Natureza. Ocorre, porém, que no gabarito consta o inverso: as questões 1 a 45 representam a prova de Ciências da Natureza e a 46 a 90 à prova de Ciências Humanas.

Até que o problema fosse resolvido, os estudantes estavam impedidos de preencher o gabarito. Procurada, a assessoria do Ministério da Educação informou que o problema não se restringe às provas de Curitiba e que os fiscais de prova foram avisados. Eles, então, passaram a orientar os estudantes a preencher o gabarito respeitando a numeração da prova, ignorando o cabeçalho errado.

Além das questões invertidas no caderno de questões e no cartão de respostas foram encontrados outros problemas na prova. Segundo ele o funcionário público Silvano Andrade, 35 anos, alguns exercícios aparecem mais de uma vez, com numerações diferentes. "Estou tentando identificar outros problemas, mas existe pelo menos meia dúzia de erros. Isso está me cheirando a sabotagem política", afirma ele, que faz as provas na faculdade Opet, em Curitiba.

Andrade conversou por telefone com a reportagem enquanto aguardava providências na sala de coordenação. "Eu respondi a 23 questões e comecei a identificar os erros. Então chamei o fiscal, saí da sala e vim à coordenação para ver o que seria feito para que eu não fosse prejudicado", diz.

O candidato afirma que não deixará o local antes das 17 horas, para que possa sair com a prova. Os estudantes só podem levar o caderno de questões se deixarem a sala depois de quatro horas após o início do exame, que começou às 13h.

Andrade pretende usar a nota do Enem na disputa por uma vaga no curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este ano a UFPR vai destinar cerca de 10% das vagas em cada curso para o Sisu, sistema eletrônico que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Enem.

8 comentários :

Carlos Pires disse...

Na minha sala trocaram o caderno amarelo por outro de outra cor e orientaram a marcar a outra cor na mesma folha de respostas. O meu ficou com o amarelo e rosa marcados. Só quero ver se vai ser pelo menos corrigido. E o MEC ainda tem a desfaçatez de afirmar que o desempenho dos alunos não vai ser prejudicado. Desse jeito não há credibilidade que se sustente...

Anônimo disse...

Fiz prova no caderno amarelo em Belo Horizonte/MG na PUC - Coração Eucarístico.

Meu caderno estava sem problemas.

Li questão por questão e nenhuma estava repetida.

O unico problema foi o gabarito que estava invertido.

A orientação dada foi marcar normalmente.

Do jeito que está, o INEP não tem mais credibilidade.

Anônimo disse...

Fiz a prova amarela, apesar dos erros, as que estava sem questão fomos orientados a deixar em branco e as repetidas eu repetia as respostas. nao sei o que var ser!

Não ao Bulling disse...

tAMBÉM FIZ NO CADERNO AMARELO E O ÚNICO ERRO FOI A INVERSÃO DOS GABARITOS... tIVEMOS A ORIENTAÇÃO DE MARCA-LO NORMALMENTE E ENTÃO CORREU TUDO BEM.

Anônimo disse...

é merecido, mas acho injusto q só as pessoas q tiveram a prova com questões repetidas ou outro tipo de problema, venham a ''ganhar'' as mesmas(caso elas sejam anuladas). fiz a prova amarela e estava sem erros(só a inversão dos gabaritos). as questões correspondentes da prova normal também seriam anuladas? muitas dúvidas. espero q não sejamos prejudicados.

Unknown disse...

No 1º dia eu recebir o caderno amarelo,ñ estava faltando questões,mas o gabarito estava invertido!
Ainda mais os fiscais ñ resolveram quase nada,eu esquecir de marcar a cor no gabarito,na minha opinião os alunos deveriam ter sido bem orientados pelos fiscais para evitar esses erros,ainda mais pq tinha muita gente q estava fazendo o primeiro Enem ou seja,essas pessoas deveriam te sido informadas de cada detalhe!

Anônimo disse...

Putzz é só cancelar as questões 23, 30 e 31! Não sei pq tanto alarde!!! Fácil de resolver sem prejudicar ninguém! não é a primeira vez e nem será a ultima q questoes sao anuladas em concursos e vestibulares!

Anônimo disse...

Eu fiz a prova do ENEM, tanto no Sabádo quanto no Domingo a minha PROVA FOI A AMARELA.
Primeiramente não constei erro no meu caderno, não consigo achar a tal questão repetida, nem numerações iguais.Gostaria de saber ao certo, quais são.. Pois no meu caderno não consta que a questão 23 é uma questão repetida, e nem que a 31 e a 32 faltam.
O que está acontecendo com esse ENEM que tem uma imagem tão bem vista e em 2 anos deixa a desejar? Quando não é FRAUDADO é CANCELADO DEVIDO CONSTAR ERROS,ERROS que não deveriam acontecer. Já que muitas universidades usam o processo seletivo como incorporação. Isso já virou palhaçada, pode se levantar a hipótese de que muitos não irão dar valor merecido ao ENEM, também não é pra menos. Ousam ainda dizer-se que o ENEM daqui alguns anos vai servir como conclusão para o ensino médio, Isto é alunos que cursão o 3° colegial só vão receber o certificado de conclusão caso tenha ido bem no ENEM. É pra rir isso. Se continuar anos e anos desse jeito, de que vai adiantar? E dizem que o INEP deseja aplicar não somente uma prova no ano, mais pelo menos 2 ou 3, haha. pode se esperar que haverá muito outros erros, polêmica, fraudes. Pra mim isso já está uma vergonha.
Quero ver agora quem dependia dessa prova para se ingressar em um curso superior. Quem depende do PROUNI. 180 questões só pra cansar a gente e no final resultar nisso? Tamanha vergonha, tanta esperança pra porcaria alguma. Minha vontade é de fazer eles se virarem pra ingressar todo mundo que precisava dessa nota em uma universidade.. Estou muito nervosa com tudo isso.. Chateada, e a espera da resolução do problema de uma forma que não venha a prejudicar ninguém, caso contrario procurarei meus direitos.

Abreço aos amigos que passaram pela mesma situação;

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles